
Lá estava eu, deitada numa maca, fazendo limpeza de pele e conversando sobre a vida com minha esteticista, a Márcia, do Espaço Jan, quando o papo passou, não lembro porque, da espiritualidade para comida. Enfim…comer é divino!!!
Ela me falou sobre uma receita de pudim de aipim (mandioca ou macaxeira) que sua irmã fez. Essa mistura, aipim e pudim, começou a me dar água na boca! Juntar isso seria o manjar dos deuses.
No dia seguinte, comprei os ingredientes e fiz o bendito pudim. Isso mesmo bendito, porque é de comer rezando.
Fiz algumas alterações nessa receita de pudim de aipim e, no final, ficou maravilhosa essa sobremesa!

Ingredientes:
- 1 prato fundo de aipim cru ralado (somente a parte interna do prato)
- 4 ovos
- 1/2 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara de açúcar cristal
- 1 xícara de água
Modo de fazer:
Rale o aipim, coloque-o em uma peneira grande e lave-o para tirar a goma. No liquidificador, bata os ovos, o leite e o leite condensado. Desligue e, em uma bacia, misture ao aipim ralado. Numa forma de pudim com tampa, coloque o açúcar cristal e a água e deixe caramelizar. Não mexa durante o processo. Quando perceber que está amarelando numa parte, desligue o fogo e, com uma colher, passe todo o caramelo sobre a forma. Despeje levemente a mistura anterior sobre o caramelo e feche a forma. Coloque em banho-maria (a água já deve estar quente) por 40 minutos. Desligue, aguarde esfriar um pouco, desenforme sobre um prato grande e leve para gelar.

Este pudim provoca fome na gente, ao vê-lo dá água na boca igualmente quando falamos de limão. Ótima sugestão para sobremesa. E de fácil execução.
Fátima e ainda com um produto saudável, o aipim, que possui vitaminas do complexo B, além de minerais como o cálcio e fósforo…bjsss
ESTE PUDIM E TAO BOM ADOREI
Cara Léia:
Com alegria recebo suas sugestões.
Para melhorar nossa comunicação faço uma ressalva: “Um prato fundo de aipim…” fica muito vago, considerando os diferentes modelos de pratos que temos hoje em dia. Em peso fica mais fácil não errar na receita e garantir satisfação geral.
Saudações fraternas e votos de contínuo sucesso.
Salvador, 18/07/2016.
Leyla, vc tem razão, na próxima vez que fizer de novo, vou medir e ai arrumo a receita…bjsss e obrigada
Maravilhosa receita,
Gostaria de saber se ainda tem a opção de baixar em arquivo pdf?
Já estou salivando com essa receita de pudim… Então amanhã, como é dia de feira no mercado, já vou pedir para o esposo comprar mandioca…. Huuuummm…!
Esse pudim tem uma crocância que parece coco…bjsss e boa semana