Menu

Como fazer detergente caseiro usando 5 ingredientes

Como fazer detergente caseiro

Ando numa fase de transformação e, por vários motivos práticos, financeiros e ecológicos, estou mudando alguns hábitos domésticos, como, por exemplo, fazer meu próprio detergente caseiro, minha água de passar roupas, meu aromatizador de ambiente caseiro e por aí vai. É um trabalho de formiguinha, mas sempre numa linha crescente. Já não vou ao supermercado sem sacolas, reciclo tudo em casa, exercito o reaproveitamento de materiais e até de alimentos. 

É um processo lento, um exercício diário, um pouco mais trabalhoso, eu sei, e, por isso, muitas vezes, dou um passo para trás, mas o peso na consciência me faz dar dois passos para a frente. Realmente é um exercício e uma prática que não tem volta. E se não for assim, o universo não vai aguentar.

Então, ano passado, ganhei de minha sobrinha o livro da Cristal Muniz “Uma vida sem lixo” e já fiz várias receitinhas caseiras que ela traz no livro. Uma delas foi o sabão líquido. Não sei se fiz algo errado, mas não funcionou para lavar roupas; então, resolvi usar como detergente caseiro. Foi uma surpresa, as louças ficaram brilhantes, não resseca a mão e dura muito mais na esponja que os detergentes industriais. No entanto, o cheirinho de lavanda não combinava; assim, troquei por gotas de limão siciliano e ficou perfeito!

Com apenas alguns ingredientes, você consegue fazer 3 litros de detergente caseiro. Muito mais barato e menos agressivo ao meio ambiente. Além de você saber exatamente qual a composição dele, evita trazer um montão de plásticos para casa. Para começar, você deve ir guardando recipientes de detergentes industrializados que você já comprou ou pedir aos amigos que guardem para você. 

Para guardar, você vai precisar de um recipiente de 3 litros – podem ser 3 garrafas de vidro de 1 litro cada e um outro de detergente, pois facilita na hora de usar.

Veja o vídeo ou o passo a passo abaixo para fazer o detergente caseiro

Ingredientes

  • 3 litros de água
  • 1 barra de sabão de coco
  • 50 ml de álcool 70º ou 90º
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 20 gotas de óleo essencial de limão siciliano (opcional)

Modo de fazer o detergente caseiro

  1. Em uma panela grande, ou um tacho, coloque 3 litros de água para ferver. 
  2. Rale o sabão de coco em um ralador grosso.
  3. Quando a água começar a ferver, com uma colher de pau grande, junte o sabão de coco ralado e mexa devagar até o sabão dissolver completamente.
  4. Desligue o fogo e acrescente o álcool. Por favor, DESLIGUE O FOGO para que não aconteça um acidente. 
  5. Junte o bicarbonato de sódio. 
  6. Deixe a mistura esfriar bem e acrescente o óleo essencial de limão siciliano (não é essência). O óleo essencial tem de ser colocado com a mistura fria para não evaporar. 
  7. Coloque em um recipiente de 3 litros e reutilize os de detergentes industriais para lavar a louça
Como fazer detergente caseiro

Dicas importantes:

  • Panelas: Panelas de alumínio mancham, então use uma que você não vai mais cozinhar nela ou outra que não seja de alumínio.
  • Sabão de coco: Leia o rótulo para ver se contém óleo de coco ou óleo de babaçu. Evite os que tenham gordura animal.
  • Álcool: A função dele é para que a mistura fique homogênea.
  • Bicarbonato de sódio: Na hora que você coloca, pode ser que espume e é por causa disso que você precisa de uma panela muito grande.
  • Óleo essencial: Não use outros óleos que fiquem com cheiro de limpeza de casa, tipo eucalipto ou lavanda. O limão é usado na culinária, então o cheirinho combina com a louça. Mas, se você preferir, pode deixar sem óleo, vai ficar com cheirinho de coco, que também é ótimo.
  • O detergente fica bem líquido, não deu nada errado, é assim mesmo.

Veja outras receitas caseiras:

2 comentários
  1. Tsu da T2Organiza

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *