Como organizar uma Festa Junina simples e barata

Como organizar uma Festa Junina simples e barata

A Festa Junina ou Festa de São João é uma das festas mais queridas do Brasil. De Norte a Sul, todos participam das festividades juninas, e cada região tem suas tradições e suas comidas típicas.

Os trajes para a festa são sempre engraçados. Aqui vale toda criatividade e, quanto mais inusitados os trajes caipiras, mais divertidos eles serão. Vale até improvisar, lencinho xadrez no pescoço, remendo numa calça jeans, um dente pintando de preto, noivinha grávida, pintinhas no rosto, sobrancelhas grudadas e até uma camisa xadrez já vale.

Se você não vê a hora de organizar uma Festa Junina simples e barata entre amigos, mas não sabe como, eu vou te ajudar a criar sua festa, do convite às brincadeiras.

Aqui estou considerando uma Festa Junina para 20 pessoas.

1 – Organizador

Aqui, eu disponibilizo um organizador para você baixar, imprimir e colocar os nomes dos amigos que irá convidar, os pratos que serão servidos e a lista de compras. Clique na imagem para baixar.

Como Como organizar uma Festa Junina simples e barata

2 – Formato da festa

O organizador da festa pode determinar qual o formato ela vai ter.

  • O anfitrião disponibiliza todos os pratos e a decoração gratuitamente. Os convidados poderão ajudar cozinhando ou decorando.
  • O organizador do evento arrecada dinheiro entre os convidados para encomendar os pratos e fazer a decoração.
  • Bebidas e comidas serão trazidas pelos participantes. O anfitrião pode determinar o que cada um vai trazer. A decoração fica por conta do anfitrião.
  • Os convidados levam os pratos e o anfitrião fornece as bebidas e a decoração.
  • Cada convidado pode levar seus quitutes e vender, ou, então, criar brincadeiras e cobrar para participarem. Ou, ainda, se o convidado for um artesão, poderá levar seus produtos para vender.

A participação dos convidados deixa a festa muito mais dinâmica e divertida.

3 – Convite

Definido o formato, o horário e o local, o organizador criará o convite e enviará pelo WhatsApp, ou, se preferir, pode imprimir e entregar pessoalmente. O formato da festa tem de ser descrito no convite para que ninguém tenha surpresas. Se quiser, você pode pedir que venham com o traje caipira.

Abaixo, disponibilizo alguns modelos de convites. Se você tiver algum editor de imagem, poderá escrever os dados sobre alguns deles; ou é só enviar o convite on-line e digitar em seguida os dados do evento. Clique no convite para ele abrir e com o mouse direito salve no seu computador.

4 – Bebidas e comidas

Cada região tem suas comidas típicas, pois depende da oferta dos ingredientes, mas alguns são iguais de Norte a Sul do Brasil, como o quentão. Agora, se você mora fora do Brasil, dependendo do país, vai ser difícil encontrar, por exemplo, cachaça, paçoca e pé de moleque. No entanto, vale a sua criatividade, você pode utilizar e valorizar alguns quitutes tradicionais do país onde você mora.

comida para uma Festa Junina simples e barata

Muitas comidas e bebidas possuem link para a receita

Doces

Salgados 

Bebidas

  • Cerveja
  • Chocolate quente
  • Ponche
  • Quentão
  • Refrigerante
  • Suco de milho

5 – Decoração

Uma Festa Junina tem de ser alegre e bem divertida. Exageros são bem-vindos.

decoração  para uma Festa Junina simples e barata
  • Use bandeirolas coloridas, cartazes engraçados e balões de papel com o tema junino para decorar o ambiente.
  • Cordão de lâmpadas deixam a festa muito mais interiorana. Escolha lâmpadas amarelas e as mais fracas que você encontrar, isso deixa a festa mais escurinha e aconchegante.
  • Cubra a mesa com toalha xadrez e coloque as comidinhas sobre ela.
  • Deixe o quentão e o pinhão sobre o fogão, em fogo baixo, para que se mantenham sempre quentes, no panelão mesmo.
  • Compre guardanapos coloridos, pratinhos e copinhos de papel, ou use os copos e as xícaras que você tiver em casa para servir o quentão.
  • Não esqueça da cereja do bolo, a fogueira. Ela tem de ser feita em um local seguro e por uma pessoa adulta. Caso não seja possível, faça uma fogueira artificial.

6 – Trajes

Para que todos entrem no clima junino, é fundamental que estejam caracterizados com roupas de Festa Junina, um elemento que não pode faltar em um arraiá.

A maquiagem dá o toque final, um dente pintando de preto, as sobrancelhas grudadas e as pintinhas no rosto, são características que dão aspecto mais caipira e mais engraçado ao participante. Use lápis de sobrancelha para isso.

traje  para uma Festa Junina simples e barata

Sugestões de trajes masculinos

Camisa xadrez, calça jeans com costuras de retalhos coloridos, tênis ou botas. Como acessório, chapéu de palha ou lenço no pescoço ou na lapela. Para complementar, desenhe barba, junte as sobrancelhas ou crie bigode e barba.

Sugestões de trajes femininos

Vestido estampado ou decorado com rendas e retalhos, sandálias ou botas. Os acessórios podem ser o lenço para pescoço, flores, chapéu ou tranças no cabelo! E para a maquiagem: batom, blush e pintinhas nas bochechas (estas não podem faltar).

7 – Dança e brincadeiras

Agora é que vem a diversão. São brincadeiras simples, divertidas e, às vezes, até inocentes como as pessoas da roça. Entre no clima e deixe a vergonha de lado.

dança e brincadeiras  para uma Festa Junina simples e barata

Quadrilha

É uma dança típica que não pode faltar na Festa Junina. Uma pessoa assume o papel de orador para falar frases divertidas e determinar assim a coreografia dos pares.

Argolas

Enfie pinos (pode ser qualquer coisa, um graveto ou um ferrinho, algo que dê para enfiar na grama) no jardim e compre argolas. O participante tem de, a uma certa distância, tentar acertar nos pinos. Quem conseguir, recebe um brinde, que pode ser um beijo ou uma salva de palmas.

Barraca do beijo

Que tal inovar e revezar entre homens e mulheres e, ainda, pode escolher entre beijo no rosto ou um abraço. Se for os dois, é mais caro, claro.

Correio elegante

Alguém se encarrega de receber os bilhetinhos e transmitir em voz alta para todos os convidados e dizer para quem é o recado. Pode ser anônimo, engraçado ou apenas romântico.

Plaquinhas divertidas

Crie plaquinhas com algumas funções, ex.: Imitar uma galinha, fazer abdominais, cantar, rir muito alto etc. Deixe todas as plaquinhas viradas para baixo ou para uma parede, a pessoa escolhe a plaquinha aleatoriamente e tem de cumprir a função.

Existem outras brincadeiras. Dê um Google para ver como funcionam:

  • Rabo do burro
  • Corrida no saco
  • Boca do palhaço
  • Bola na lata
  • Pescaria

8 – Música

Músicas divertidas não podem faltar. Procure uma playlist de músicas juninas, forrós ou chotes no Spotify ou crie sua playlist.

Na festa, você deve deixar de fora seu gosto musical, seja lá o que for, rock, metal ou mesmo clássico, esses estilos acabam com qualquer clima de Festa Junina. Mas… quem sabe…no final, lá pelas madrugadas, quando o fogo já apagou, elas possam aparecer.

Sugestões de playlists:


Se você fizer uma Festa Junina entre amigos, compartilhe uma foto comigo no Instagram @coisasdaleia

Deixe um comentário