Reforma de cozinha em estilo farm

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

Se tem um lugar que é meu habitat é minha cozinha. É nela que gosto de dedicar meu tempo a algo especial, cozinhar. É onde eu dou um pouco de mim em cada prato que preparo, seja num cozido, que meus filhos adoram, no frango xadrez, que meu marido se delicia, e até num simples bolinho com café para receber meus amigos queridos. Enfim, é na cozinha que me transformo na Dona Léia e trago cheiros e sabores para o meu lar.

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

Para isso, preciso de todos os utensílios à mão, facas bem afiadas, boas panelas e, claro, eletrodomésticos que funcionem bem. A cozinha antiga até que era bonitinha, já foi até matéria de revistas como a Casa Cláudia e a Minha Casa, mas não era muito funcional.

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

Acontece que eu sou uma metamorfose ambulante, eu tinha de mudar. Na verdade, o pontapé inicial para a reforma da cozinha foi a necessidade de fogão e forno melhores.

Com calma e tempo, fui fazendo pesquisas na internet, criando pastas no Pinterest e juntando tudo o que me agradava e que me enchiam os olhos. Aqui você pode ver a minha pasta Cozinha, do Pinterest.

Fiz um projeto, bem tosco, perspectiva nada a ver, afinal não sou arquiteta e nem decoradora. No entanto, já dava para eu ter noção do que eu queria. Levei um pedaço do meu piso, que não seria mudado, para uma casa de laminados e escolhi o azul que eu queria.

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

Foi então que vieram detalhes que eu precisaria de ajuda, de opinião, mas meus amigos não têm o mesmo gosto para decoração que o meu, e eu também não conhecia nenhum profissional que pudesse me ajudar. Eu queria só uma assessoria e não um projeto completo.

Então, lembrei da Eva Motas, uma decoradora que fazia o programa “Você Renova”, na Discovery Home & Health. Ela falava a minha língua, tinha o gosto jovial, escolhas simples, baratas, coloridas e sem a cara de cozinha de loja. A Eva tem um curso na Doméstika de Marcenaria: construa seu primeiro móvel

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

Mas pensei: “Caramba, uma decoradora de programa de TV, deve ser muito cara, não é para meu padrão”. Mas como sou cara de pau, não custava nada perguntar, não é mesmo? Mandei um e-mail para ela, falando das minhas necessidades, mas sem entrar em detalhes.

A Eva me mandou um arquivo com uma proposta, super bonitinha, agradável de ler e intuitiva. O preço? Bem, foi cinco vezes menor do que uma decoradora daqui da região ia me cobrar.

Aceita a proposta e pago o valor, ela me chamou em vídeo e conversamos por um bom tempo (ela é uma fofa!). Falei das minhas dificuldades, das vontades e um pouco do meu dia a dia. Na mesma semana, ela me enviou um projeto que eu amei na hora. Eu queria uma cozinha estilo farm, mas nada muito temático. Ela me deu ideias daquelas que a gente diz: “Como é que eu não pensei nisso?!”.

Então vamos por partes

Todos os nomes dos fornecedores e profissionais estão no final.

Armários

Eu queria manter os armários que já possuía, somente trocar as portas e fazer um avance, onde iria estar o forno e o fogão. As cores eu escolhi pelas referências que encontrei no Pinterest e estava em dúvida se seriam lisas ou com chanfros. Definimos pelo chanfro.

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

Bancada

Essa foi a peça mais cara da nova cozinha. Coloquei a lixeira embutida e um buraco para a torre de tomadas. Achei essa torre medonha, usei o mesmo buraco e troquei por uma régua de tomadas. Ficou bem discreta no cantinho atrás da torradeira.

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

Torneira e metais

A Eva me deu a dica de comprar uma torneira dourada. Uma missão impossível, nem na China havia uma torneira dourada, que fosse de parede e com saída para água fria e quente. Descobri que aqui perto, numa cidade vizinha, eles cromavam a torneira no tom de dourado que eu quisesse e ainda davam garantia de um ano. Tirei minha torneira velha, que era muito boa e mandei cromar. Eles fizeram um trabalho impecável.

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

Com a cor da torneira definida, eu virei a louca do spray dourado. Pintei o puxador da toalha de louça, gradeado da prateleira do café e até uma luminária da China que decidi colocar em outro cômodo. Ficou tudo perfeito. Bem, aí a louca do spray não se conteve e comprou spray verde e pintou a cadeira de ferro da varanda. Me segurem!

Mesa e cadeiras

Comprei uma mesa nova e as cadeiras que são as mesmas que eu já possuía, mandei reformar com esse tom de verde lindo (Coisas da Evinha). O banquinho é novo e já virou meu xodó.

Decoração

Eu tinha uma visão muito feia da janela da minha cozinha que dá para a lavanderia, mas eu não poderia simplesmente fechar, iria escurecer a cozinha. Aí veio a genialidade da Eva com a brilhante ideia, daquelas que a gente diz, de novo: “Como eu não pensei nisso?”. A ideia foi colocar uma prateleira em cima da janela, do lado da lavanderia e colocar samambaias. Isso deu aquele ar de fazenda que eu queria, assim como o galo e a galinha que vieram lá do sítio da minha irmã Vanda.

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

A decoração em cima da mesa, prateleira, luminária e a reorganização dos pratos também foi ideia dela, assim como os spots da iluminação central.

Os temperos eu não sabia onde colocar, e ela me veio com essa ideia super funcional para a quantidade de temperos que eu tenho. As minhas etiquetas deram o charme especial…Ah! eu também pintei algumas tampas de dourado, mas não tudo para não ficar muito “combinandinho”.

Pintura

Eu sabia que queria a cor tijolo, mas entre ver a cor na loja e na sua parede tem uma grande diferença. Quase que pintei minha cozinha com amostrinhas de tintas. No final, quem decidiu foi meu marido com a cor “Banana com canela”, da Suvinil. Acho que foi uma escolha estomacal, ele come todos os dias de manhã banana assada com canela.

Reforma de cozinha em estilo farm, Coisas da Léia

Paleta de cores

Produtos e profissionais

Quero aqui agradecer a todos pelo profissionalismo e pela boa vontade em resolver as minhas loucuras.

  • Consultoria de decoração: Eva Motas
  • Pintor: Lico (48) 99612-4116
  • Eletricista: Júlio (48) 99111-8846
  • Marcenaria: Walter Móveis (48) 99991-1254
  • Marmoraria: Neimar – 999530822
  • Estofador: Neori (48) 99602-1401
  • Cromagem da Torneira:  Oxinil Metais
  • Puxadores e laminados: Compensados Fernandes
  • Cor do laminado: Lord, da Arauco
  • Cooktop: Tramontina – Penta Plus – 5 bocas
  • Forno elétrico: Eletrolux – 80 L
  • Micro-ondas: Eletrolux
  • Chaleira elétrica e torradeira: Arno
  • Mesa e prateleira de metal: Tok & Stok
  • Banquinho: Garden Móveis
  • Luminária pendente: Oluminifast
  • Luminárias de teto: Mercado Livre
  • Tinta: Banana com canela da Suvinil

Então, o que acharam da minha nova cozinha? Deixe seu comentário abaixo que eu vou adorar te responder.

Este post tem 20 comentários

  1. Horácio Moura Bridon

    Léia, a tua nova cozinha ficou aconchegante e maravilhosa! Parabéns pela dedicação e belo trabalho!

  2. JUSSARA DUARTE LEITE

    Linda nos mínimos detalhes! Que capricho! Linda e também prática e aconchegante! Se é estilo Farm, não sei…. Se tú diz!… Mas é estilo Léia!

    1. Olha, ficou bem prática mesmo, dá até mais vontade de cozinha…apesar dos perregues, gostei bastante do resultado. Obrigada pelo carinho…bjsss

  3. Vanda

    Parabéns ficou linda! bem diferente!

  4. Cris Cardoso

    Amei a luminária, as galinhas e as samambaias. Cores aconchegantes e espaço super funcional. Ficou linda a cozinha.

    1. Tô te esperando pra conversar enquanto eu cozinho na nova cozinha…kkkk..bjsss obrigada pelo carinho de sempre.

      1. Luci

        Onde acho para comprar essas galinhas e galos da parede.
        Acordei sua cozinha

        1. Oie, Obrigada. Essa galinha e o galo eram do sítio da minha irmã, faz muitos anos que ela vendeu o sítio e me deu.
          Ela me disse que comprou na estrada, entre Ouro Preto e Tiradentes – MG. Desculpa, não posso te ajudar mais.

  5. Silvana

    O post ficou uma delícia de ler , as imagens belíssimas . Parabéns pelo bom gosto ! As dicas foram ótimas .

  6. Gorete Rosso

    Amei tua nova cozinha Léia… se percebe a dedicação e carinho nos detalhes..até no post foi bem esclarecido os detalhes..
    Que lindesa ficou…Se tu sempre cozinhou muito bem, agora vai ser ainda mais , a julgar por mais este aconchego na tua casa…Parabéns pelo trabalho Menina Criativa 👏👏👏

    1. Obrigada pelas palavras carinhosas Gorete….temos que voltar a fazer nosso cafés para inaugurar a nova cozinha…bjsss

  7. Roselene

    Que cozinha linda! deu até vontade de cozinhar (eu não gosto de cozinhar) de ficar aí e comer um delicioso bolo com cafezinho.

  8. Janete

    Ai, amei, que bom que vou conhecer pessoalmente:-)

    1. Vais simmm, só to esperando vires aqui pra gente conversar muitoooo, como a gente sempre fez….bjss cunha

  9. Karine

    Léia, ficou incrível, eu amei e já estou querendo uma cozinha igual. os armários eu já tenho na mesma cor, só falta os frisos ❤️

    1. Que bom que vc gostou. Se precisares tô aqui para dar mais detalhes…bjss querida

Deixe um comentário