Do caderno da minha mãe ao Livro de Receitas da Léia

desenhos-coisas-da-leia

Esses dias, lá na casa da minha irmã, encontrei um verdadeiro tesouro. Nada de ouro, joia ou coisa rara. Era o caderno de receitas da minha mãe. Daqueles manuscritos, amarelados pelo tempo, marcados por respingos de bolo, molho, café…
Marcas de uma vida inteira cozinhando para quem ela amava.

Sempre achei aquele caderno meio mágico. Parecia que tudo o que estava ali escrito tinha sido feito para durar para sempre. E, no fundo, era exatamente isso.

Fui folheando devagar, como quem conversa com o passado…até que, nas últimas páginas, veio a surpresa: desenhos meus, de quando eu tinha só cinco anos. Casinha, bichinho, rabiscos sem noção nenhuma — mas cheios de intenção.

Tenho certeza de que, se tivesse visto na hora, minha mãe não teria deixado. Mas não lembro de bronca. Não lembro de cara feia. Só lembro do carinho. Naquele caderninho encardido pelo tempo, tinham receitas que atravessaram gerações. Receitas de tia, de mãe, de família.

Quando me casei, copiei várias delas e montei o meu próprio caderno. Que, aliás, guardo até hoje como relíquia. Um tempo atrás, resolvi digitar tudo. Organizei, salvei, cuidei. E muitos amigos começaram a pedir cópia. Foi aí que pensei: por que não transformar isso num presente? Nasceu, então, a ideia do Livro de Receitas da Léia. Não é só um livro, é memória., é afeto, é cheiro de casa e é herança sem preço.

Coleção Afetividades Domésticas

Agora quero saber de você: o que acha dessa ideia? Você também gosta de guardar histórias em forma de receita?

Este post tem 6 comentários

  1. Sonia

    5 stars
    Oi Léia!!!! Que maravilha e delícia…poder acrescentar às minhas receitas os doces, salgados e etc que tua querida mãezinha fazia…hummmmmm Beijossssssssss Cunhada, Sonia B.

  2. 5 stars
    Adorei a idéia! Vc poderia pensar em publicá-lo, divulgar a historia do caderninho, incluir as ilustrações da infância e colocar aquele seu toque moderno/tecnológico de vanguarda. Oooolha! A sugestão é boa! Ana Maria vai gostar!!!Beijuuuus

  3. Giovana

    5 stars
    Adoreiiii…Tanto vc achar seus desenhos qt a intenção de compartilhar as receitas, eu qro…rsss…Bjs!

  4. carolina_zin

    5 stars
    Não sei em que arquivo que tu vai fazer… Mas já visse o filme Julia e Julie (ou vice versa)? Não sei se terias tempo de fazer todas tuas receitas… mas comentar sobre cada uma faz diferença também… dizer o que tem de especial em cada receita… Porque eu tenho um caderno de receitas mas nem uso todas… mas há outras que nossa… são especialícimas.E a sugestão da Adriana é realmente boa :)ASsim como a tua idéia… AH…Não esquece de me mandar o arquivo, seja lá como for… hehehe BEijokas

  5. Déaléo

    5 stars
    Amei a história! Fiz o mesmo no caderno de receitas da minha mãe, igualmente respingado de ingredientes… as cores se fora, as lembranças, não! Beijo! Andréa Leonora

    1. Léia Cook

      5 stars
      Abdréa fiz isso tb em uma mesa e minha irmã pintou, peninha era tão lindo meu desenhinho…kkk…bjsss

Deixe um comentário

Léia

Olá, eu sou a Léia, eu crio conteúdos caseiros, como receitas, decoração, diy, jardinagem, artesanato, organização e tudo que diz respeito ao universo do lar.