Como cultivar temperinhos frescos em casa

  • Categoria do post:Jardinagem / Na mídia
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
  • Última modificação do post:13/11/2024
  • Comentários do post:1 comentário

Cultivar temperinhos frescos em casa é uma ótima maneira de ter ingredientes saborosos e saudáveis sempre à mão para suas receitas. É uma atividade gratificante que pode ser desfrutada por pessoas de todas as idades e níveis de experiência em jardinagem.

Hoje saiu o vídeo feito aqui em casa, sobre esse tema, que a NDTV fez para o portal Agro Saúde e Cooperação. Ensinei na prática como plantar um temperinho em um vaso. Foi um dia muito divertido na companhia da Karina Koppe, do cinegrafistas Jacson Botelho, todos do canal J.K.Vídeos. Obrigada meninos, vocês me deixaram muito à vontade.

Dicas para cultivar temperinhos frescos em vaso

  1. Escolha os temperos certos: Nem todos os temperos são adequados para o cultivo em vasos. Alguns, como o manjericão e a salsinha, precisam de vaso maior, de bastante sol e de água. Outros, como o alecrim e a sálvia, são mais tolerantes à seca e podem ser cultivados em vasos menores.
  2. Selecione o vaso adequado: O vaso deve ter tamanho adequado para a planta que você vai cultivar. Certifique-se de que ele tenha furos de drenagem para evitar o acúmulo de água, o que pode apodrecer as raízes. Se for plantar em vasos maiores, além da *manta de bidin, use *argila expandida ou pedrinhas para uma boa drenagem.
  3. Use um substrato de qualidade: O substrato é o solo que vai nutrir a sua planta. Escolha um substrato rico em nutrientes e bem drenado, que poderá ser comprado pronto na floricultura.
  4. Regue com moderação: A maioria dos temperos em vaso precisa ser regada regularmente, mas não em excesso. Deixe o solo secar um pouco entre as regas. Quanto mais fina a folha do tempero for, mais ela vai precisar de água, como o manjericão e a salsinha. Já o alecrim, por ter as folhinhas mais grossas, precisa de menos água. Uma dica: é mais fácil a planta morrer pelo excesso do que pela falta de água.
  5. Fertilize regularmente: As plantas precisam de nutrientes para crescer fortes e saudáveis. Use fertilizante orgânico líquido diluído na água da rega a cada duas semanas.
  6. Faça a poda: A poda ajuda a manter as plantas saudáveis e compactas. Retire as folhas secas ou danificadas e as pontas dos galhos para estimular o crescimento. Não fique com pena, pois isso é muito importante.
  7. Fique atento às pragas e doenças: Observe as suas plantas regularmente para detectar sinais de pragas ou doenças. Se você encontrar algum problema, separe-a das outras plantas imediatamente. Com um pano úmido e com um pouco de detergente (bem pouco), limpe cada folhinha e o caule, só depois de um tempo, volte a colocar junto as outras planta. Caso não resolva veja aqui como fazer o controle das pragas, como a cochonilha.

Horta caseira e inteligente

Conheça aqui as propriedades medicinais de algumas plantas, seu uso na culinária, como plantar e baixe os QR Code para colocar nas plaquinhas e identificar cada planta.

Cultivar temperinhos frescos

*Manta Bidim, também conhecida como manta geotêxtil Bidim, é um material sintético permeável feito de poliéster ou polipropileno, na maioria das vezes na forma de não tecido agulhado. Ela é utilizada em diversas aplicações na construção civil, agricultura,

*Argila expandida é um material leve e poroso, composto por pequenas bolinhas de argila natural que foram aquecidas em forno rotativo a temperaturas entre 1100°C e 1200°C. Durante esse processo, os gases presentes na argila se expandem, criando os poros que conferem ao material sua baixa densidade e alta capacidade de drenagem.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Léia

Olá, eu sou a Léia, eu crio conteúdos caseiros, como receitas, decoração, diy, jardinagem, artesanato, organização e tudo que diz respeito ao universo do lar.