Baba ghanoush ou pasta de berinjela

    Pasta de beringela

    Já fiz muita caponata, e adoro. No entanto, há uns dias, aprendi outro clássico da cozinha árabe, a Baba ghanoush, ou babaganouch, ou, ainda, babaganoush. É uma pasta de berinjela, com sabor defumado e textura aveludada. Eu já havia comido em restaurantes árabes e sempre gostei, mas não sabia que era tão fácil o preparo dela. O único inconveniente é a sujeirinha que fica no fogão, mas nada que um paninho molhado com sabão não resolva.

    A Baba ghanoush é ótima para comer com torradas, pão sírio, chapati e até com palitinhos de cenoura, pepino e salsão. Rende bastante e, se for colocada em vidros esterilizados, duram até 3 meses fora da geladeira.

    Ingredientes

    • Serve: 4 Potes
    • Preparação: 30 min
    • Cozimento: 10 min
    • Total: 40 min

    Modo de fazer

    1. Asse as berinjelas inteiras sobre uma grelha (furada) ou diretamente no fogo, até tostar bem. A casca fica preta e o interior molengo. Se for numa churrasqueira, é melhor ainda.
    2. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e, com uma colher de sopa, tire a polpa da berinjela e coloque no processador ou no liquidificador. Se ficar um pouco dos queimadinhos junto à polpa, pode deixar, isso vai dar aquele sabor defumado delicioso, mas não deixe muitos, pois pode amargar.
    3. Descasque e corte o alho na horizontal. Se tiver uma linguinha verde dentro dele, retire, pois pode amargar o preparo. Coloque no processador junto à berinjela.
    4. Junte todos os outros ingredientes e processe bem até virar uma pasta lisa.
    5. Despeje a pasta pronta dentro de vidros esterilizados e feche bem.
    6. Coloque os vidros dentro de uma panela com água até cobrir os vidros. Quando começar a ferver, conte 10 minutos e desligue.
    7. Para evitar acidentes, aguarde um pouco para a água amornar, antes de tirar os vidros da panela.
    8. Depois disso, com cuidado, retire os vidros da panela e deixe esfriarem de cabeça para baixo, sobre uma grade ou uma toalha, de cabeça para baixo. Isso faz com que crie mais pressão sobre as tampas.
    9. Duram até 3 meses fora da geladeira, mas eu já cheguei a abrir depois de 6 meses e estava bom.
    10. Se você fizer para consumir logo, faça no dia anterior, pois a Baba ghanoush fica mais saboroso no dia seguinte.

    Baba ghanoush ou pasta de berinjela

    Deixe um comentário

    Avalie essa receita