Receita de cozido: um prato saudável

    cozido

    O cozido é um prato de origem portuguesa e como Florianópolis foi colonizada pelos açorianos, logo cedo aprendemos a gostar desse prato. Não existe uma receita de cozido certa, cada pessoa faz o cozido a sua maneira.

    Aprendi a fazer com meu cunhado Renê, que infelizmente não está mais entre nós, e sei que como o dele eu nunca vou conseguir fazer, mas me esforço para melhorar cada vez mais.Minha filha comenta com seus amigos sobre meu cozido e já tem gente na fila para provar cozido da Dona Léia. Bem a receita é simples e se você não possuir algum desses ingredientes, não tem problema. Só não pode faltar a carne e a farinha de mandioca fininha para o pirão….hummm ?.

    Ingredientes

    • Serve: 12 Pessoas
    • Preparação: 1 h
    • Cozimento: 2 h
    • Total: 3 h

    Modo de fazer

    1. Coloque numa panela grande a carne, as costelinhas, as calabresas, as cebolas, os louros, o cominho, a páprica defumada, as pimentas, a lata de tomate pelado e picado, o salsão, o nabo, uma cenoura e o sal.
    2. Cubra com bastante água e deixe cozinhar até as carnes ficarem macias. Essa primeira etapa poderá ser feita numa panela de pressão. Esse caldo com as carnes fica melhor se cozido no dia anterior e colocado na geladeira.
    3. É muito importante não tirar a gordura da carne. É isso que dará o gosto ao cozido. Mas, para não consumirmos tanta gordura, eu sugiro fazer da seguinte forma; cozinhe com bastante água as carnes com os temperos, no dia anterior e depois coloque na geladeira. No dia seguinte, ele estará com uma crosta de gordura sobre o caldo. Com uma escumadeira, retire essa gordura e descarte. Não se preocupe, sabor já está todo no caldo.
    4. No dia seguinte, coloque de volta a panela no fogo. Se você usou uma panela de pressão, passe tudo para uma panela grande, pois a quantidade final sempre será grande.
    5. Quando começar a ferver e meia hora antes de servir, coloque o restante dos legumes, começando pelos que demoram mais para cozinhar como a cenoura, a batata doce, a abóbora, a mandioquinha, o nabo, o milho, o chuchu e o aipim. Ajuste o sal.
    6. Quando estiverem quase cozidos, acrescente a couve-flor, a banana, o repolho e o brócolis. Deixe cozinhar por uns 5 minutos e junte as folhas de couve e cozinhe mais um pouco.
    7. Durante o cozimento dos legumes veja se algum legume já cozinhou, retire e deixe para acrescentar novamente no final.
    8. Desligue, acrescente os temperos verdes e tampe a panela.

    Pirão

    1. Retire umas 5 conchas do caldo, coloque em uma panela média e deixe esfriar um pouco ou misture água gelada para esfriar mais rápido.
    2. Junte umas 6 colheres de sopa farinha de mandioca e mexa.
    3. Ligue o fogo e coloque a panela com pirão. Quando começar a engrossar e a farinha já estiver transparente, se necessário coloque mais caldo e mais farinha, faça conforme a consistência do pirão que você desejar. Aqui em casa eles gostam bem molinho.
    4. Sirva tudo bem quente.

    Qual a diferença entre o cozido português e o cozido brasileiro?

    Cada região dos dois países o cozido e feito de forma diferente, dependendo da oferta das carnes e dos legumes da região. Mas a principal diferença entre o cozido português e o cozido brasileiro é referente ao caldo restante do cozimento. Aqui no Brasil fazemos o pirão de farinha de mandioca – o melhor do nosso cozido e em Portugal o caldo geralmente é saboreado com pão.

    cozido

    Qual a origem do cozido?

    Em algum lugar, no século XVII, alguém decidiu aproveitar as sobras das refeições e as carnes menos nobres, colocando-as numa panela para cozinharem e apurarem seu sabor. Esta era a forma mais barata e eficaz de aproveitar os alimentos. A criação do prato é incerta, acredita-se que foi na cidade de Monção, ao norte de Portugal, onde ganhou as características da comida portuguesa.

    origem do cozido
    Origem do cozido

    Qual a diferença entre ensopado e cozido?

    O ensopado é uma técnica culinária que consiste em cozinhar peixe ou carne e, por vezes, legumes com base num refogado. Geralmente o ensopado é feito dentro de uma panela tampada, deixando os ingredientes cozinharem de modo bem lento, restando as carnes e os legumes com um molho denso.
    O cozido é feito com carnes de segunda, cozidas por bastante tempo, em muita água e temperos, junto a legumes inteiros ou em pedaços grande.

    ensopado
    Ensopado

    O que é o cozido português?

    O cozido português é uma iguaria culinária composta por vários legumes, carnes bovinas, suínas, frangos e embutidos. É servido com o caldo junto a um pão, massa, arroz ou feijão branco. Os ingredientes do cozido variam de região para região de Portugal.

    cozido português
    Cozido português

    Este post tem 2 comentários

    1. Vanda

      Realmente é uma delícia, principalmente agora no inverno!

    Deixe um comentário

    Avalie essa receita