Pão caseiro da Teresinha

    Lembro que minha mãe sempre preparava a casa porque ia receber visitas, era a comadre Leonor do falecido Benoni, a comadre Otília e o compadre Gabino e por ai vai, cada uma com uma ligação afetiva e com seus nomes antigos, daqueles que não se batizam mais as crianças.Isso era muito comum naquela época, as pessoas irem visitar os parentes e ficarem um tempo na casa delas. Com o advento do telefone e agora do computador esse hábito está cada vez mais raro, muitos não se dispõe mais a receber parentes em suas casas, ou por falta de espaço, ou por falta de tempo. Mas isso não vem ao caso, cada um sabe de si.

    pão da teresinha

    Eu particularmente gosto muito e esses dias recebi em minha casa a Terezinha do “cumpadi” Antônio. Era assim que minha mãe se referia a minha prima Tereza, filha do meu tio Antônio.

    Uma mulher simples, sábia, viúva, sem filhos que mora em Cocal do Sul e que por minha sorte sempre me liga, não deixando que nossos vínculos afetivos se percam. É uma mulher que por falta de oportunidade estudou muito pouco, mas tem uma sede muito grande de cultura. Essa mulher se tivesse crescido em outro ambiente com certeza já teria feito doutorado em alguma coisa, mas talvez não teria vindo me visitar, não teria feito um pão delicioso e não teria me ajudado com a síndrome de ninho vazio em que me encontro, porque minha filha foi morar com o namorado e meu filho foi estudar fora do país.

    Terezinha me deixou saudades e esta receita de pão maravilhoso.

    Volta sempre minha querida prima Terezinha, minha casa estará sempre aberta para você!

    Ingredientes

    • Serve: 20 Fatias
    • Preparação: 1 h 20 min
    • Cozimento: 40 min
    • Total: 2 h

    Modo de fazer

    1. Misture todos os ingredientes e por último a farinha de trigo aos poucos.
    2. Amasse por uns 10 minutos. Procure usar o mínimo possível de farinha de trigo para que grude na mão. No começo a massa fica um pouco grudenta, mas quanto mais for amassada, menos ela irá ficar pegajosa.
    3. Coloque em formas de pão, untadas apenas com óleo.
    4. Cubra com uma pano de prato e deixe crescer em um local abafado.
    5. Quando já estiver quase crescido, pré-aqueça o forno a 180º C, por uns 10 minutos.
    6. Quando o pães estiverem dobrado de tamanho, com um pincel, passe por cima, uma mistura de gema com uma colher de leite.
    7. Coloque para assar.
    8. Quando estiverem bem dourados em cima, tire do forno e da forma, cubra com um pano de prato.
    9. Coloque em um local arejado e deixe esfriar antes de cortar.

    Deixe um comentário

    Avalie essa receita