Sal temperado caseiro, muito mais saudável

    Sal Temperado Caseiro: Receita Saudável

    Sal temperado é uma mistura de sal comum com outros ingredientes, como ervas e especiarias. Ele é usado para adicionar sabor aos alimentos, e pode ser usado em uma variedade de pratos, como carnes, legumes, saladas e até em massas ou legumes refogados. Ele substitui os temperos industrializados, como aqueles em cubinhos, que possuem uma quantidade enorme de sal, além de conservantes e realçadores de sabor, como o glutamato monossódico, ingrediente nada saudável ao organismo. O Sal temperado é um coringa na hora de cozinhar, você pode temperar carnes, aves, refogar arroz e legumes. Muito prático para quando você não está a fim de cortar cebola e picar alho.

    Este é um tempero para vários pratos, se você quiser um tempero caseiro para cada prato individualmente, como aves, peixes, carnes, porco, sopa e feijão,  veja essas receitas no post Tempero caseiro pronto ou sal temperado

    Sal Temperado Caseiro: Receita Saudável

    Minha amiga Silvana juntou um grupo de mulheres em sua casa para tomarmos café e fazermos sal temperado. Cada uma de nós levou alguns ingredientes que possuía em casa e mais 1 kg de sal marinho. Quando terminamos, todas levaram um bocado de sal temperado para casa.

    Sal Temperado Caseiro: Receita Saudável

    Ingredientes

    • Serve: 6 Potes
    • Preparação: 1 h
    • Total: 1 h

    Modo de fazer

    1. Lave os temperos um dia antes e deixe-os secar ao ar livre. Eles não podem estar molhados.
    2. Pique bem todos os temperos, derrame sobre o sal e misture bem.
    3. Coloque em vidros e deixe na geladeira por até 6 meses.

    Aqui estão algumas dicas para fazer sal temperado em casa:

    • Use uma variedade grande de ervas e especiarias para criar um sabor único.
    • Se você quiser fazer temperos específico para cada prato, veja aqui receitas de temperos caseiros.
    • Nós não lavamos nada, usamos assim mesmo; afinal, dentro de tanto sal, nada sobrevive, mas sei que há muita gente vai querer lavar, então depois de lavar os temperos, deixe-os secar de um dia para o outro, sobre um papel toalha, para que absorva toda a humidade.
    • Cuidado para não ralar a parte branca do limão, pode amargar o preparo.
    • Repare que não usamos cebola de cabeça, ela possui muita água na sua composição e poderia estraga muito facilmente, mas você pode usar a cebola desidratada
    • Guarde o sal temperado em um recipiente hermético para evitar que ele perca o sabor ou crie humidade.
    • Se você for guardar em um pote de vidro com tampa de metal, coloque um plástico embaixo da tampa para ela não entrar em contato com o sal. O sal oxida a tampa.
    • Quando for temperar, comece com uma pequena quantidade do sal temperado e vá adicionando devagar até chegar ao sabor desejado.
    • Em algumas cidades, você encontra, em feiras, sacos de alho já descascados, vai facilitar muito.
    • Conheça as etiquetas adesivas para temperos e mantimentos que vendemos aqui no site.

    sal temperado

    Qual o melhor sal para fazer tempero?

    Nos temperos caseiros eu usei o sal grosso e misturei ao ingredientes secos no liquidificador, mas aqui nos usamos o sal refinado, porque os temperos eram frescos e se fosse processados no liquidificador poderiam esquentar e perder seu sabor.

    Deixe um comentário

    Avalie essa receita