Tzatziki – pasta típica grega

    De origem da culinária grega e turca,  o Tzatziki é  uma pasta preparado com iogurte , pepino, alho, sal, azeite, pimenta preta, sendo por vezes também acrescentados sumo de limão, salsa, hortelã, endro ou coentros. Os pepinos são espremidos ou cortados em cubos pequenos. Usam-se frequentemente azeite, azeitonas e outras ervas como complemento. Pode ser servido frio com pães, torradas, salada e até carnes. É uma pasta suave e refrescante.

    Ingredientes

    • Preparação: 30 min
    • Total: 3 h 30 min

    Modo de fazer

    1. Escorra o iogurte em um saquinho próprio para isso ou, se não tiver, forre uma peneira com um pano de algodão fino e apoie sobre uma tigela. Coloque o iogurte na peneira forrada e deixe drenar na geladeira por cerca de 3 horas, no mínimo, para o iogurte liberar o soro. Se não tiver o pano de algodão, forre a peneira com 2 filtros de café abertos ao meio.
    2. Lave e corte os pepinos em um fatiador de legumes para ficar bem fininho. Eu ainda corto o pepino ao meio, na transversal.
    3. Transfira para a peneira e misture com o sal e deixe drenar por cerca de 20 minutos. Depois disso, aperte bem com as mãos, para liberar mais um pouco da água. Reserve.
    4. Descasque o alho, retire a parte verde de dentro com a ponta de uma faca, misture com uma pitada de sal e amasse para formar uma pastinha.
    5. Lave, seque bem e pique as folhas de hortelã bem finas (prefiro com hortelã).
    6. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e deixe na geladeira. Na hora de servir, sempre tem um pouco de água do pepino e do iogurte por cima, escorra levemente e misture tudo novamente.
    7. Sirva com torrada.

    Fica melhor se for feito no dia anterior.

    Tzatziki

    Este post tem 2 comentários

    1. Gorete

      Deve ser muito delicioso..Já quero fazer😋😋

        Essa é daquelas receitas que quando a pessoa vai comer faz uma cara tipo, “não deve ser bom” e quando prova fecha os olhos pra comer, de tão bom que é, além de ser barata, ela rende muito.

    Deixe um comentário

    Avalie essa receita