Um entrelaçamento de criatividade e bem-estar com a terapia do crochê.
O crochê, uma arte milenar que consiste em entrelaçar fios com uma agulha, tem conquistado cada vez mais adeptos ao redor do mundo. E não é à toa! Essa técnica artesanal, além de permitir a criação de peças únicas e personalizadas, oferece uma série de benefícios para a saúde mental e emocional.
De vez em quando, sinto um desejo retroativo de fazer crochê. Não tem jeito, vira e mexe lá estou eu, sentada em frente à TV fazendo crochê. Confesso que não me sinto a “tia do crochê” (ou sou e não percebo?), porque minha vida não se resume a isso. Gosto de cozinhar, de tecnologia, vivo fazendo sites e e-commerce para a família e amigos, crio posts, como este, e ainda cuido da administração e da criação de produtos para minha lojinha.
No entanto, desta vez, usei a minha habilidade no crochê, que não é lá grande coisa, mas sou caprichosa, para fazer novos produtos em crochê para minha lojinha. Então, fui calcular o valor que eu deveria cobrar (uso o app Apreço, que indico para quem faz trabalhos manuais). Pois bem, insiro os dados dos materiais usados e o tempo para execução do trabalho. Foi aí que percebi o que minha mãe sempre dizia:
“Nunca barganhe um trabalho manual, existe ali o que é de mais caro, o tempo”.
Só que tenho visto muitas artesãs em feiras, com trabalhos incríveis, às vezes supercomplexos, cobrando apenas pelo material usado, quando o valor maior está no trabalho, na experiência e, principalmente, no tempo, que, muitas vezes, é executado entre um filho pedindo atenção, uma carne cozinhando e outros afazeres domésticos.
Sou destas que tem pastas de ideias para tudo quanto é lado, principalmente no Pinterest. Hoje, passeando pela pasta Crochê, fui bombardeada por trabalhos lindos e percebi a versatilidade que existe nesse artesanato. São possibilidades infinitas de uso. Então, resolvi compartilhar um pouco desses trabalhos com você.
Não tenho os gráficos deles, mas como são simples, acredito que, com um pouco de habilidade, entre tentativas e erros, você deve conseguir executar.
Capa para celular
Jogo Americano e Souplat
Chaveiro
Descansa prato
Descansa copos
Porta Agulhas de Crochê
Pega Panela
Porta xícara quente
Outras aplicações para o crochê
A terapia do crochê
- Redução do estresse: A repetição dos movimentos e a concentração necessária para seguir um padrão ajudam a aliviar a tensão e a ansiedade.
- Melhora da concentração: O crochê exige atenção aos detalhes e coordenação motora, o que pode ajudar a melhorar a capacidade de concentração.
- Aumento da autoestima: Criar algo com as próprias mãos proporciona uma sensação de realização e aumenta a autoestima.
- Conexão consigo mesmo: O crochê pode ser um momento para relaxar e conectar-se com seus próprios pensamentos e sentimentos.
- Socialização: Participar de grupos de crochê pode ser uma forma de conhecer novas pessoas e compartilhar experiências.
Benefícios para a saúde:
- Melhora da coordenação motora: Os movimentos repetitivos do crochê ajudam a desenvolver a coordenação motora fina.
- Fortalecimento das mãos e dedos: A prática regular do crochê pode fortalecer os músculos das mãos e dos dedos.
- Alívio de dores crônicas: Alguns estudos sugerem que o crochê pode ajudar a aliviar dores crônicas, como a artrite.
O crochê é uma atividade que combina criatividade, terapia e bem-estar. Se você está buscando uma nova habilidade para aprender, uma forma de relaxar ou simplesmente quer criar peças únicas e personalizadas, o crochê é uma ótima opção.
Bom dia. Vc tem cursos on-line?
Oi Rose, você tá bem?
Eu não dou curso, não, nem tenho competência para isso, sou somente uma crocheteira amadora.
Bjsss e boa semana pra vc
Adorei,foi muito útil e interessante!!!
Abraços 😘
Obrigada querida
Gostei muito, não pode fazer tutoriais das suas ideias?
Muito obrigada e parabéns
Eu não tenho tanto talento assim, desculpe
Amei seu texto. Copiei a frase de sua mãe, achei perfeita. Se me autorizar quero postar na minha página @misturandolinhas.
Gratidão por compartilhar.
Oie, obrigada, claro, pode sim, me segue lá no instagram @coisasdaleia .
bjsss
Oii, queria muito aprender a fazer o porta agulhas. Você fez por conta ou assistiu à algum tutorial???