Será que descobri o que causa os furinhos na roupa?

furinhos na roupa

Há 3 anos fiz um post (Quem roeu minha roupa? Furinhos misteriosos) sobre um problema que estava acabando com as minhas roupas. Eram furinhos que apareciam sempre na região da barriga, exatamente onde encosto na pia. Foram tantos comentários que o post se tornou um dos mais visitados do meu blog.

Descobri, então, que não era somente eu que estava com esse problema. Muitas pessoas comentaram que estavam perdendo muitas roupas boas por causa disso. Foram várias as opiniões; uns juraram que era traça ou formiga; outros que era o atrito do cinto na roupa. Fiz tudo o que mandaram fazer, mas nada, nada acabou com os misteriosos furinhos.

Hoje, por acaso, coloquei alguns panos de prato de molho, que estavam no cesto de roupas sujas, em um balde com sabão e água sanitária. Quando tirei os panos para esfregar, percebi que havia umas coisinhas estranhas amontoadas e um pequeno furo na toalha. Analisei bem e percebi que eram eles, os malditos bichinhos que estavam acabando com minhas roupas. Eles estavam literalmente comendo minha toalha de louça.

Será que descobri o que causa os furinhos na roupa?, Coisas da Léia

Sabia que não podia ser traça e nem formiga, não tenho isso aqui em casa. E muito menos o cinto, porque até no avental tinha esses furinhos.

Realmente é um bichinho misterioso. São minúsculos e se confundem com quinoa dourada, só que são arredondados na ponta e possuem micro patinhas (eca!).

Será que descobri o que causa os furinhos na roupa?, Coisas da Léia

Como não possuo uma lente macro na minha máquina fotográfica, fiz o que pude, peguei uma 50 mm e inverti.

furinhos na roupa

Coloquei perto uma moeda de 50 centavos para vocês terem ideia do tamanho do danadinho.

Fiz uma busca com a foto dele no Google e não encontrei nada parecido. Então peço, de novo, ajuda aos universitários a vocês para descobrir que bichinho é esse e como combatê-lo.

Por favor, ajudem-me a descobrir que bichinho é esse que faz furinhos nas roupas!

Será que descobri o que causa os furinhos na roupa?, Coisas da Léia

Este post tem 197 comentários

  1. Silvana

    Bah … quero ver o final desta história . Nunca vi nada igual! Boa sorte …??

      1. Nanda

        Olá, acabei de descobrir esse blog e estou navegando pra conhecer. Não sei se meu comentário será visto, mas vou deixar para caso alguém apareça por aqui.

        Eu sempre tive esse mesmo problema com minhas roupas (perdi muitas blusas) e o problema desapareceu quando eu deixei de usar bermudas, shorts e calça com botões de metal. Nunca mais tive problemas com roupas furadas. Os furos eram sempre no mesmo lugar e para mim está mais do que provado que eram por causa da fricção do metal com a bancada da cozinha rsrsrs. Hoje em dia uso apenas saias sem botões ou bermudas com elástico na cintura. Faça o teste e comprove.

        1. Cirlei Capela

          Nanda!!!! Você acertou de cheio!!!! Gente!!!! É isso mesmo, a fivela do cinto ou o botão de metal da calça quando entra em fricção com a bancada da pia, fura a roupa!!! A muito tempo tento descobrir porque meu montão de blusa estão furadas. Bendita hora que eu entrei aqui durante minhas várias pesquisas sobre isso. Valeu sua esperta!!!! Você não sabe o bem que você me fez!!!!!! Valeuuuuuuuuu……..

        2. Cirlei Capela

          Nanda!!!! Você acertou de cheio!!!! Gente!!!! É isso mesmo, a fivela do cinto ou o botão de metal da calça quando entra em fricção com a bancada da pia, fura a roupa!!! A muito tempo tento descobrir porque meu montão de blusas estão furadas. Bendita hora que eu entrei aqui durante minhas várias pesquisas sobre isso. Valeu sua esperta!!!! Você não sabe o bem que você me fez!!!!!!

      2. Roselaini

        Léia, se for mesmo os bichinhos, porque só furam na região da barriga? Porque 3 camisetas que usei apenas uma vez e somente para sair apareceram com os furinhos? Que desespero!!! Para mim, nada faz sentido…

        1. Porque é sempre na barriga que a gente encosta na pia e molha ou suja com algo, ai os bichinhos aproveitam…Depois que passei a usar avental ou não encostar mais na pia nunca mais tive furinhos

    1. Vilma Almada

      Vamos pedir pro programa E DE CASA da GLOBO pra ver se eles esclarecem o q e isso e como se acaba com isso!!!

      1. Raquel

        Engraçado que tenho esse problema, as vezes uso a blusa duas vezes e já começam a surgir furinhos na barriga, aqui em casa somos em 5 e só acontece com minhas roupas, as vezes roupas que só uso para sair.

      2. Hospedo do egito

        Nada vê! Pq aparece até nos meus moletons e moletom n se usa cinto! Explica isso então?

    2. Elizabeth

      As minhas roupas tb estao saindo furadas do armario…pensei ser esses tecidos que vem da china.
      Porque eles usam td reciclado na confecção de tecidos..
      Vou optar por produtos brasileiros…
      Inclusive uma coceira no corpo, que deve ser do tecido bichento.

      1. Sandra

        Também acredito que os conteineres vem da China impregnados de bichos minúsculos que comem tecidos e deixam seys ovos ali, para depois eclodir e continuar comendo tecidos.

        1. E eles vem com chip, para saber que só podem comer na região da barriga…..kkkkk

          1. Deise

            Vem com chip e tbm escolhem a pessoa..
            Pq aqui em casa só acontece nas camisetas do meu marido. Talvez seja por causa da barriguinha saliente dele. Gostaria de saber se esses furos tbm aparecem em quem não tem barriga??

    3. Isadora Lopes

      Estou com o mesmo problema. Exatamente nessa região da roupa e já perdi várias blusinhas.

    4. Bom eu e minha mae notamos ha anos na altura do umbigo, nosso pensamento e que nosso proprio umbigo poderia estar emitindo algo q faz esses furinhos aparecerem sempre no mesmo lugar. Se estudarmos a respeito d umbigo creio q poderemos identificar algum potencial. E um caminho. E que nos intriga.
      Quanto aos bichinhos q vc comentou deve ser algo pontual inseto de coisa suja.

    5. Delma Alves

      Na casa da minha mãe também apareceu esse bichinho! Não dar pra ver ele é muito pequeno! Dar para sentir! Já coloquei vários produtos de veneno mais ele é muito forte! Não sei se é formiga ou um tipo de traça! Mais agora estou usando detefon estar dando certo! Detefon Mata tudo! Espero que tenha sucesso com essa dica!

    6. Delma Alves

      Não é fácil acabar! Tem um veneno que mata chama poderoso! Você encontra na cá de ração! Colocar água com o veneno e passar no chão e parede! Mata sim! É também é bom passar todas as roupas e lençol tido de pano!

    7. Lucí

      Eu, jurava que era botão de roupa, que furava, mas sei de algo bom: chama Regente, é um pó (veneno), não é noçivo para nós, e vc pode colocar na agua e pulveriza, a casa e armarios, mata bichinhos invertebrados. Acha em casa agropecuária. Algumas, venderá em gramas, e outrasw, só embalagem fechadas, grandes, que não são viaveis para comprar. É geralmente aplicado em plantação de cana, que tiver oportunidade, pode pedir, pra alguns plantador de cana, arrumar um pouquinho.Mata formiga e outros bichinhos, também. Espero que ajude alguem,

  2. Ana

    Nunca tinha visto essas!pestinhas !!!

  3. Miriam

    Gente…perdi várias roupas assim…achei que fosse de encostar na bancada da pia!!!

      1. monica

        Aparece também em roupas que só uso para sair, além de vários tipos de tecidos diferentes…

        1. Oie vc tem que tirar tudo fora do guarda roupa ou closet passar veneno depois passar com pano com alcool e colocar nafitalina.

          1. Eu já fiz isto, passei desinfetante, vinagre, álcool, coloquei naftalina, cravo, canela….só falta agora um pai de Santo….kkkk

          2. Sueli

            Credo já perdi um monte de camisetas por causa desses furinhos,não é justo a gente paga caro e usa uma vez já aparece os furinhos

    1. Elza

      Idem , mas fica pergunta , porque só na barriga , ou melhor bem onde encosto a barriga na bancada do granito da pia ?????

      1. fernanda

        Ja roeu roupas minhas q nunca passaram perto da cozinha… nesse mesmo local

      2. Fabiane Lima

        Ja nao sei oque fazer. Perdi muitas blusas com esse problema exatamente na regiao da barriga. Roupas novas estao aparecendo com furinhos e vai aumentando ate rasgar buracos enormes. Socorro o que fazer o que isso significa meu Deus. Sera que tem algo espiritual? Preciso saber e ter soluçao. Obg

        1. ione maria nunes santos silva

          Eu achava que era pq as blusas estavam velhas mas, começou a furar novas tbem na barriga e ombros e só nas minhas blusas (das minhas filhas não). Acho super estranho e ja faz anos que acontece aqui.

      3. Fabíola

        Estou sofrendo com a mesma coisa. Já perdi MUITAS blusinhas e não paro de perder; meu esposo parece um pouco cético com isso, pelos furos serem somente na região da barriga. Inicialmente isso acontecia com o meu sogro e nós dois achávamos que era os cintos dele; tinha blusa que ele havia acabado de ganhar do meu esposo (noivo na época) e já tinha furo. Hoje eu tb sou vítima desses bichos ?

    2. Francisco Soares VFilho

      Aconteceu conosco tb. Na mesma posição…alguém já respondeu ?

    3. Rejane

      É de roçar bancada da pia, geralmente por causa do cinto o do botão de metal!

      1. Priscila

        Olá, descobriu como eliminar esses bichinhos? Os achei nas minhas roupas, várias blusas minhas apareceram com esses furinhos, a maioria na região da barriga, porém algumas nas costas. Já se foram 8 camisas minhas e duas do meu marido. Tentei de tudo pra acabar com essa praga, coloquei veneno pra matar carrapto no guarda roupa (um pó branco), inseticida, naftalina (deixa um cheiro horrível na roupa, mas eu tinha que tentar), limpei o guarda roupa inteiro várias vezes e os malditos bichinhos voltam. Preciso eliminá-los ou andarei com roupas ruídas por aí rsrs.

  4. Camila Picolotto

    Nossa tao pequeninos e fazem um estragao na roupa!!

  5. Eduarda

    As minhas aparecem nas costas, perdi duas blusinhas lindas ?

      1. Maria Valéria Muradas Brasilino

        Oi Léia! Adorei o blog. Quanto ao bichinho misterioso, sabe o que me lembrou? Cupim…. será? Abraços.

  6. Janete bridon

    Léia, que coisa.. super parabéns pela descoberta… coisa de pesquisadora ??????????

      1. Rosana bremer

        Minhas blusas tb ficam com furinhos, já descobriram como fazer para parar de estragar nossas roupas? É alguma coisa no guarda roupa? Por favor me ajudem,.

  7. carolina

    Isso lembra carrapato … mas como eles se alimentam de sangue nao é … hehehe. .. mas lembra

    1. Tb achei bem parecidos, mas era na toalha de louças e lá não existia sangue

      bjsss

  8. OctopusLamps

    I don’t think these are little animals. Maybe some kind of food stuff stuck in the cloth? Holes in your clothes are caused by many things:
    -Washing clothes with jeans can also damage them as the little studs on the jeans pockets can catch your clothes.
    -If you are using too much chlorine bleach or not allowing the bleach to thoroughly mix with water before putting in clothes, holes can appear.
    -Abrasive surfaces at work/home can snag fabrics and cause small holes that washing then makes more evident. -Have you gotten a new table, desk or countertop? Improperly installed granite or stone countertops have a bad reputation for snagging clothing.
    -Is your clothing catching on belts, zippers or pant closures while you wear it? Check suspected culprits for rough edges. You may be able to smooth surfaces with a metal file or sandpaper.
    -Are you using a final spin speed in your washer that is too high for the type of fabric you are washing? Cotton clothes should not be spun higher than 600 revolutions per minute (sheets and towels can use a higher spin at 1400 revolutions per minute). Jeans should spin no higher than 900 revolutions per minute and delicates and silks should use a 400 revolutions per minute spin cycle. If you don’t have your washer manual, call the manufacturer or find one online. Spinning too rapidly can pull clothing into the tiny holes and crevices of the washer drum and cause fibers to wear and tear.
    -Are you overloading the washing machine? This not only affects cleaning level of each cycle but can also cause garments to get hooked on zippers, decorations and pulls on other clothing. Always zip, button and fasten all clothing before washing and turn items inside out.
    -Are you missing an underwire from a bra? Underwires can get caught between the drum and the side of the washer and then poke through the washer drum holes. You may not feel it when the washer is empty but the agitation of the washer may cause the wire to snag clothing. To remove the wire, you’ll have to remove the outer housing of the washer.
    -If you see dark streaks on the fabric that almost look like burn marks along with small holes or broken threads, check your clothes dryer drum. Remove the outer housing of the dryer and have a helper shine a flashlight at the back of the dryer drum. If you see any light shining through into the drum, you have a problem. If the drum is not perfectly aligned and balanced, fabric can slip between the drum and the dryer housing. This causes the streaks and can tear holes into clothing.

    1. Hello,

      Thank you for your interest in responding. Read each of your options and none of them fits into my case. The holes are always in the same place, even in aprons where I do not wear a belt. I do not use bleach on these clothes and the malfunction of the clothes-making machine would not always cause holes in the same place.

      Thank you anyway

      kisses

    2. MARIA JOSE

      Eu tenho esse problema à anos consigo usar apenas uma vez as roupas principalmente camisetas e blusas.

  9. Elisabete

    Geeeente, o mistério só aumenta! Tomara que algum biólogo siga este blog para nos ajudar, rsrsrsrs.
    Léia, arrasou na descoberta!

    1. Pois então…eu entrei num site que me falaram, onde um biólogo identifica. Vamos aguardar

      bjsss

      1. Rosemary Almeida

        Ola vi recentemente este post e passo por isso tbem ?
        Vc descobriu q bichinho é esse

  10. Julia

    Fiquei curiosa também! Sou vítima destes furinhos também!

  11. Maria Luiza Felippe Baltazar

    Inacreditável!!! Perco muuuuuitos blusas com furinhos na altura da barriga. Sempre fiquei curiosa. Na era do varal. Não poderia ser traça, porque sempre no mesmo local. Agora estou mais curiosa ainda…

  12. Ana

    Gente! Vou procurar aqui pq tbm perco blusa atrás de blusa com esses malditos furos na barriga! Será que se colocar as roupas de molho vejo os danadinhos flutuando?

    1. Abner Nunes

      Pode desistir dos bichinhos colega. Os do nosso amigo foram uma coincidência. Se fossem bichinhos eles não teriam apenas na região abaixo do umbigo. Vi num site meio confuso, mas deu pra entender que é a qualidade do tecido utilizado na confecção. Disseram que por ser mais baratos, os fabricantes utilizam tecidos feito com um só fio. Por isso, quando um fiozinho se rompe forma o buraquinho. São na parte da barriga porque essa parte é a que tem mais contato com as coisas. Se você usar camisetas feitas com dois fios isso não acontecerá, no entanto, são mais caras. É a história do barato sai caro as vezes.

      1. Geni

        Eu também estou com este problema, aparecem só na região da barriga por onde pode ter cheiro de alimeto, minhas camisetas, fundo de calcinha, e ontem encontrei uma meia novinha con furos e razoavelmente grande. Dorme de meias depois coloquei na gaveta do criado para usar novamente, por isso os furos, são só as roupas que estao no cesto sujas que aparecem os furinhos.
        Eu pensava que fosse traca ou formiga.

      2. Manuel

        Eu acabei de descobrir um bichinho igualzinho estragando uma camiseta. Confirmado. São eles, rs.

      3. Ana Carolina Beltrame

        Não pode ser, eu e minha companheira usamos a mesma qualidade de roupas e só as dela aparecem esses furinhos

      4. Rose

        Deve ser os filhote das traças
        As minhas blusas também acontece isso

      5. San

        Olá, faz sentido sua resposta!
        A maioria das Minhas camisas com furinhos são camisas bem fininhas e leves

      6. Neusa da Silva

        Isso aconteceu com três camisetas da Santa Costa do meu namorado! São ótimas, meia malha! Meu filho sempre usas dessa marca e as dele não tem esses furinhos!
        Acho que é a pia mesmo! Meu namorado gosta muito de lavar louças e meu filho só de secar!

  13. Sonia

    Sei lá um chute não seria cupim, n conheco cupim ao vivo tbm kk

      1. MARIA RITA CARRIJO RODRIGUES

        seriam ácaros??

  14. Ivana Correa do Carmo

    Com CERTEZA EU TAMBEM JÁ PERDI MUITAS BLUSAS ASSIM.

  15. Sonia Muller

    Vou procurar em casa se tenho essas praguinhas tbem… não aguento mais perder roupas por causa dos furinhos na região da barriga. Ficou um tempinho sem aparecer furinhos (até achei que tinha acabado o drama) mas retornaram com tudo… talvez pelo inverno ter ido embora… hummm… pode ser que esses bichinhos fiquem hibernando no frio. Vou acompanhar o post…

  16. Eliane Ferreira

    Nem acredito !!!! Sofro dos mesmos furinhos e pensava exatamente isso …. é o cinto !!! Que bicho será este ????

  17. Patricia Borges

    Hummm… será que é isso mesmo? Eu e minha irmã tb passamos pelos mesmo problemas! As blusas sempre furam no mesmo local, tb achei que era de encostar na pia, ou que é um lugar de atrito já que sou fofinha! kkk…
    Quero saber mais dessa história.

    1. Como me disse uma seguidora do Facebook, em vez de comer as nossas roupas eles poderiam comer a nossa gordura da barriga. Não né? kkkkkkk

    2. Tânia

      Minhas estão assim tb o que devo fazer pra combater isso

      1. Cibele

        Descobriram que bicho é esse? Não aguento mais pegar roupas assim no guarda roupa. Agora apareceu roído um casaco que amo bem próximo ao ombro, na parte da frente. O casaco ainda é o único mais “fino” que tenho. Não dá pra andar furada em lugar chique, vou ter que sair de moleton! Conseguiu descobrir o que é? Acabar com eles? Me ajuda!!!!

  18. Daniela

    E olha como sua teoria realmente comprova porque o mais incrível é que só as MINHAS camisetas aparecem com esse furadinho na mesma região, as camisetas do marido, do filho de todo resto que NÃO lavam a louça na pia!

    1. Daniela

      Na pressa, não completei…as camisetas deles são perfeitas!

    2. Ana Lúcia Machado da Silva

      Comeram minha camisola toda!!! Desesperada, me ajudem

  19. Silvana gomes

    Aqui em casa esses furinhos aparevem nas blusas do meu marido, que é quem mais lava louça. Estou curiosa para saber o que são. Mas vou limpar minha pia com vinagre e álcool 70.

    1. Cristiene

      Acho que não tem nada haver com pia, gente! As minhas aparecem furadas na barriga ainda na etiqueta, sem uso nenhum!

  20. Gisela

    Puxa vida pensei que só eu tinha perdido tantas roupas com estes danados furinhos na barriga. Gostaria MUITO de saber como podemos combater estes danadinhos bichinhos pois não aguento mais perder roupas novas!!!!!

    1. Camila

      A única solução que achei foi de pendurar as roupas no cabide, conhecidencia ou não, as roupas que guardo na gaveta ficam com furos e as que eu penduro no cabide não! Por isso continuo achando que é bicho e não atrito do tecido com a roupa

  21. Lúcia

    Também pensei q fosse de encostar na pia vou examinar com a lupa. Pedir pra meus sobrinhos examinar num laboratório da escola

    1. Joselita Dias

      Deve ser algum tipo de microrganismos ou ácaros que se alimentam de restos de alimentos. Pq tenho várias assim, mas não só na região da barriga.

    2. Áurea Carolina Sena de Carvalho

      Gente, alguem achou a solução, mudei de casa e minhas roupas e dos meus filhos estão todas comidas, buracos grandes, maiores que moedas de 1 real. É assustador. São em vários lugares os furos. E não são furinhos não, são furões. Me ajudemm

  22. Neiva

    Oi !!! Estou desesperada minhas blusas estão todas furadas. Vim aqui no google procurar uma solução
    e vi esse site, pensei que era so em minha casa.

    1. Irani lima

      Caramba me sinto até aliviada pq eu estou sem blusas todas estão com esses malditos furinhos?

  23. Priscila

    Tenho esse problema a 2 anos e não testei nada, mas não acho que seja no cesto de roupas porque até peças novas e com etiqueta acontece, sou casada e são só nas minhas, que mistério! Pensei até em trocar de guarda roupas apesar dele ter 3 anos, na porta do banheiro sei que tem uma casa de baratas porque escuto o barulho e apesar de nunca ver as abençoadas sei que elas existem, se alguém tiver uma dica, também agradeço!

    1. Nossa até em roupas novas, eu já perdi roupa com uma vez de so, mas totalmente nova, nunca..um dia a gente acha como se precaver dos danadinhos

      bjss e bom findi

  24. DENIZE COSTA

    Nunca imaginei que tantas pessoas tinham o mesmo problema que eu. Faz mais ou menos um ano que algumas blusas minhas aparecem com furinhos, sempre na altura da barriga. São blusas novas, que só uso para sair. Quando chego em casa visto blusas mais velhas e nunca lavo a louça com blusa nova. Já perdi várias blusas novas, com pouquíssimo uso. Pensei que fosse o sabão em pó, mas o que me intriga mais é que só minhas blusas ficam assim; as do meu marido não.

  25. Gisela

    Oi amigas! Também sou mais uma que sofro com estes furinhos nas minhas camisetas. Mas não acredito que seja de a barriga ficar encostando na pia que estes bichinhos danados comem nossas blusas. Pois tenho camisetas NOVINHAS QUE NUNCA USEI e todas furadinhas na altura da barriga e olha que eu guardo TODAS minhas roupas dentro de saquinhos plásticos!!!! Se descobrirem algo por favor postem ok? Abração a todas e até alguma descoberta nova .

  26. Joanna Mafra

    Olá! Quando descobrir me conte . Pq aqui em minha casa só as minhas aparecem assim.

  27. MARIA VIEIRA da CUNHA

    BOA NOITE, LEIA.
    TAMBÉM TENHO ALGUMAS BLUSAS E MEU AVENTAL QUE USO NA COZINHA, COM ESTES FURINHOS. IMAGINEI QUE FOSSE TRAÇA OU ALGUM OUTRO INSETO. MAS AGORA LENDO SUAS DICAS QUE AGRADEÇO MUITO E FICANDO TBM. NA ESPERA DE ALGUM UNIVERSITÁRIO NOS DÊ RETORNO DESSES BICHINHOS ROEDORES DE ROUPA. OBRIGADA, LEIA.
    MARIA VIEIRA da CUNHA (degriee17@hotmail.com)

  28. Priscila

    Pessoal, acontece comigo também e não é de lavar louça. Pois minhas roupas acontecem na parte do ombro e costas, sempre nos mesmos locais. Aqui em casa, só as minhas camisetas ficam assim. Acredito que tenha mais a ver com o nosso suor. Talvez sejam uma espécie de ácaros. Também vi o comentário de alguém que disse acontecer mais em tecidos de viscose e elastano. Pode ser alguma “bactéria” que a gente produz e elimina no suor e em atrito com esses tecidos, fazem com que eles furem. Como se nosso suor fosse de certa maneira corrosivo, sei lá. Porque tem a história do rapaz que comentou aqui que faz academia e que notou os furinhos em uma regata nova, logo após treinar. Ou o sabão que usamos que em contato com nosso suor, causa isso. Enfim, no aguardo de uma solução também. 🙂

  29. Ana Claudia

    Também tenho esse problema faz mais ou menos 8 meses. Somente nas minhas blusas,na região da barriga. Nas roupas das minhas filhas e do meu marido não aparece um furo sequer. Já mandei dedetizar a casa toda, inclusive dentro do guarda roupas, mas depois de uns 2 meses, os furinhos voltaram a aparecer em blusas novas. Não acho vestígio de traças. Estou aguardando ansiosamente a resolução deste mistério, pois não aguento mais ficar comprando roupas.

    1. Eu estou desesperada, não aguento mais perder roupas…tomara que descubramos logo uma solução…bjsss e bom domingo

  30. Antonio

    Bom não conheço tal ameaça mas acredito que se lavar a sua pia com butox acaabara com isso ele mata esse tipo se praga

    1. Verdade???? Vou comprar hoje!!!! Depois te digo se deu certo…obrigada…bjsss e bom final de semana

  31. Ana Paula

    Vim parar aqui pq estou com esta problema há dois anos. Acredito que não seja um bicho e sim um ovo de algum bicho… Temos que descobrir de que bicho e como acabar com os ovos.

    1. Ai, já to no desespero, não tenho mais roupas…esse final de semana vou dedetizar minha casa…vamos ver…bjsss

  32. Vilma Almada

    Bora colocar no programa E DE CASA da GLOBO pra ver se eles descobrem oq e isso e como extermina-los

    1. Já mandei, me deram uma resposta cheia de ideias do tipo: “limpar com água e vinagre” …nada que eu já não tenha feito.

      1. Rafael

        O furo não é causado pelo uso do cinto simplesmente pq nao uso e mesmo assim tem esses furos. Também ocorrem com roupas que só uso para malhar, ou seja, nao nao fico elas se esfregando na pia da cozinha. O único jeito que funciona pra evitar isso creio que seja deixar de usar roupas.

  33. Alissa

    Gente, eu não acho que isso seja um problema que comece na pia…. Eu raramente lavo louça, e estou quase pelada de tanta roupa que estou perdendo por causa desses furos misteriosos.

    Só acontece com as minhas roupas em casa, eu já esvaziei meu armário, joguei um spray pra traça, minha casa foi dedetizada e nada disso acabar….. São todas roupas com dias de compra, vlusas de lojas simples, blusas de lojas mais caras….. Não sei mais o que fazer….. Começa com 2 furinhos e quando vejo parece q minha roupa foi pra guerra. SOCOOOORROOOOO

    1. Oriana

      Criaturaaaaa aqui a mesma coisa! Não acho que seja da pia! E na máquina de lavar tb não, pq lavo as roupas do marido e filho tudo junto e só as minha aparecem com esses malditos furinhos e em roupas às vezes recém compradas! Que ódio!!!

  34. CAMILA LARA

    A TEORIA DA PIA É EQUIVOCADA, ACONTECEU RECENTEMENTE COM TODO O GUARDAROUPAS DA MINHA SOGRA. SÓ AS BLUSINHAS DELA, SÓ NA REGIÃO DA BARRIGA E COM MAIS DE 10 ITENS COM ETIQUETA, NUNCA USADAS OU LAVADAS.

    1. Cristiene

      Concordo plenamente! Comigo acontece com as roupas na etiqueta e sem uso nenhum. Quando vou pegar para usar já está toda comida na região da barriga. Já fiz de tudo , dedetizei, passei vinagre, tirou tudo do closet e lavei, mas nada resolve! Socorroooo….

    2. Francisca Sinésio de Lima

      Eu tô com esse mesmo problema tô ficando sem roupas minhas blusas estão todas se furando furinho na barriga não sei o porquê kkk

  35. Lia Amato

    O problema dos furinhos é o botão metálico das calças jeans. Eu também tive muitas camisetas e blusinhas estragadas. Troquei os botões de metal por botão comum, o mais fino e liso possível. Nis furinhos da camiseta, quando ai da estão pequenos e não abertos dá pra passar termolina, aí não abre mais. Abraço!

  36. Laura

    Ainda acredito que seja traças ou baratas pois os furinhos apareceram nas camisetas do meu marido tambem, talvez esses bichinhos que vc achou seja coicidencia, mas nao creio que sejam eles…Bjos

    1. Tb to achando que isso nem é bicho…mas ainda não descobri o que é, aqui em casa não tem traça e nem barata…bjsss

      1. Gente estou desolada, mimnhas blusas novas que comprei a 3 semanas todas com furinhos na barriga e depois que coloquei na maquina os furos ficaram do tamanho de bala de revolver, não sei mais o que fazer estou , estou sem blusa alguma solução , me ajudem?

  37. Danielle moraes

    Gente! Sabe oq eu acho q eh? Larva de caruncho!!!!! Esses dias encontrei caruncho andando perto da minha pia e ontem tambem limpando minha cristaleira onde meu marido coloca os suplementos dele, sem querer ele deixou um saquinho de energetico dentro de uma xicara minha. E tomei um susto qdo peguei pq tava cheio de ovinho branco e bichinho assim. E claro uns carunchos.
    Eu tb tinha esse misterio com minhas roupas mas juntei as evidencias rsrs. Meninas acho q é larva de caruncho msm.

  38. Fabiola

    Tenho esse problema tbm, já percebi que tecidos com trama mais aberta são mais susceptíveis. Acho que ocorre pelo atrito mesmo, especialmente do cós da calça jeans, que tem um tecido mais grosseiro. No meu caso, acho que o cinto de segurança do carro precipita esse atrito. Só sei que não tem solução, acho que vou parar de usar jeans por um tempo e observar…

  39. Juliana

    Tenho o mesmo problema!! Estou desesperada! Todas as minhas blusas novas são as escolhidas! Semana passada comprei uma e está com 3 furos bem espaçados um do outro! Mas é sempre na região do umbigo e uma pegou as costas tb! Costumo passar vinagre, bicarbonato, álcool, colocar giz, cravo, veneno pra traça e gel de sílica no armário, mas não funciona! E o pior é que são só as minhas roupas que estão sendo atacadas! Vou acompanhar o blog pra ver se alguém acha a solução!!!

  40. Rosane Forti

    Estou com o mesmo problema descrito por todos. Não lavo louças e só minhas roupas são atacadas e ficam com muitos furinhos na região da barriga. Já dedetizei duas vezes e não adiantou nada.Também acho que deva ser larva de algum inseto. Se descobrirem o que fazer para exterminar avisem-me estou desesperada.

  41. Nilce Aparecida Marques

    deve ser algum tipo de ácaro, que devem ficar próximos à pia, fogão, tanque, que atacam as camisetas. É irritante perdermos camisetas e blusas por causa destes furinhos. Hoje mesmo vi os maledetos furinhos em uma blusa de malha que mais uso para passear. Vou ver se acho alguma poção que combate ácaros e vou esperimentar.

  42. Renata

    Tenho o mesmo problema e achava que era o calor do fogão. Vou fucar de olho se tem algum bichinho! 😉

  43. renata

    gente, também estou acompanhando pra ver o que é. acabei de achar 3 em um casaco!

  44. Eu também estou perdendo muitas blusas novas com estes furinhos não sei o que fazer. Alguém aí já encontrou uma solução?

  45. Cecilia

    Também tenho esse problema aqui. Os furos aparecem só nas minhas camisetas, na região do umbigo.
    Pela foto, os bichinhos misteriosos parecem ovos de drosophila, a mosquinha da fruta.

    1. Menina!!!! e olha que aqui em casa isso é uma coisa que sempre tem, pois comemos muita banana. Obrigada pela informação…bjss

    2. Vania

      Socorro!!!!!! não compro mais Roupas mesmo às sem uso já está com buraco.

  46. Poliane

    Afinal acharam o nome do bichinho q comem roupas e como acabar com ele de uma vez por todas. Preciso urgente de uma resposta !

  47. francilane

    LA EM casa é na blusa do meu marido e filho. nas minhas nao aparece, nao sei o que é

    1. Olá Francilane, tudo bem?

      Eles tem o hábito de encostar a barriga na pia da cozinha? E vc?

      bjsss

  48. Laura

    Eu acredito que seja os botões das calças e bermudas. Tenho camisetas que uso mais na academia e quando lavo louça com elas sempre estou com bermuda de cotton, até hoje não vi furinhos nelas, mas as outras que uso mais com calças ou bermudas que tem botão estão todas furadas, as vezes coloco elas pra dentro da calça quando vou usar a pia ou tanque pra lavar panos, mas nem sempre lembro, aí quando olho pra elas já tem uma marquinha ou furo. Alguns casos podem ser realmente traças.

    1. Será menina? mas aqui em casa não tem cupim..rastreei uma camiseta que vi que ela foi furada no armário…agora falta descobrir o que fez.

      bjsss e boa semana

  49. Si

    Oi! Fui fazer pesquisa para saber o que causa estes furinhos nas blusas e encontrei no “coisas da leia” várias perguntas que sempre fiz….Alguém descobriu? Minha blusa, do meu irmão, marido e cunhado apareceram os furos. Todos nós usamos a pia e fogão! Será que é da pia? Eu pensei que fosse traça pois aqui na minha casa tem algumas, mas como só aparece na região da barriga, perto da barra da blusa, descartei ser as traças. Estes furos aparecem rápidos, não começam com furinhos pequenos e vão aumentando, difícil. Vou prestar atenção no que a colega falou dos ovos de caruncho, mas vou pesquisar oq não comheço. Olhem! VOU GUARDAR AS BLUSAS DENTRO DE UM SACO!! Inclusive, vou guardar as novas, se aparecer furos então não será nenhum bicho no guarda roupa. Ou então são estes ovos dos bichos que são resistentes mesmo.

  50. Si

    Gente! Falei com meu irmão e ele falou que é bactéria! Todos nós mexemos na pia….ele disse que é bactéria da comida, quando cortamos alimentos e ficamos com esta região úmida também! Então, de qualquer forma, quando acabar de usar a pia ou deixar respingo de comida na roupa e deixar tempo suja. Na casa dele não tem traça! Esta posição do meu irmão parece esclarecedora. Olha, estou com uma camiseta nova já faz uma semana, eu não fiz nada de comida com ela, só lavei louça, e até agora não tem furo.
    Obs.: Eu não sei como vou voltar nesta página do blog da leia, pois não sei manusear blog….mas vou deixar meu e-mail simonesz9007@gmail.com
    Vou tentar voltar aqui alguns dias à frente! Espero ter colaborado. Obrigada Leia.

  51. Adriana

    Olá também estou apavorada com a perca das blusas com furinhos somente na região da barriga socorro

  52. Ola!!
    Que legal a descoberta desses “bichinhos”. Também tenho varias blusas com os benditos furinhos na barriga. Mas uma coisa que me intriga é que aqui em casa as roupas da minha filha caçula (7 anos) estão aparecendo todas furadas (tenho 3 filhos e so acontece com as roupas dela). Principalmente manga, gola e punho. Já perdeu varias blusas de uniforme, uma vez que esse furinhos aparecem muito rápido. No início achei que era aqueles grilos pretos (aqui na minha região tem.uma época que tem vários e eles picam roupas), mas ja passou da época e ainda continua aparecendo furinhos. Hoje por coincidência, descobri a almofada da cama dela cheia de furinhos também. Já fiz de tudo e não pára. Não sei o que fazer. Se alguem tiver uma ideia ou solução pra esse problema eu agradeço.
    Obrigada pelo espaço Leia. Bjs?

  53. Vanessa

    Boa noite! Também tenho esse mesmo problema, e agora está piorando parece que a casa toda está infestada com bichinhos que são impossíveis de se ver a olho nu .. ja dedetizamos e tudo mais que se possa imaginar, mas não funcionou, até veneno pra escorpião já passamos, mas eles insistem .. enfim, também estou em busca de uma solução ..

  54. SANDRA REGINA

    Bom dia, pessoal.
    Gente tenho o mesmo problema, esses “benditos” furinhos e só na região da barriga!
    Não acredito que seja esses tais bichinhos, caso contrário seriam em todos os tipos de roupas ( vestidos, blusas, calças ), máquina de lavar nem pensar, a máquina não teria o poder de fazer os furinhos somente na região da barriga!
    Outra coisa costumo comprar o mesmo tipo de blusinha tanto para mim como para a minha mãe. As minhas ficam com estes furinhos, as da minha mãe não acontece absolutamente nada, e olha que é ela quem mais lava louça em casa, portanto, também descarto o tal do atrito na pia, fosse assim as blusinhas da minha mãe deveriam também estar com esses furinhos.
    Acho que talvez possa ser o suor nesta região, como se fosse um tipo de ácido, alguma coisa assim, mas aí eu me pergunto, o nosso suor é o mesmo para toda a parte do corpo, ou não, não sei… mas se for igual em todo o corpo, esses furinhos poderiam aparecer na região das axilas, nas costas, ombros, mas sempre aparecem na região da barriga… Enfim, para mim ainda é um mistério. Da próxima vez que for na minha dermatologista, vou perguntar para ela, quem sabe descubro alguma coisa.
    Se alguém descobrir antes, por favor me avisem. Boa sorte a todos.

  55. Gabriel

    Gente, o meu problema é na região das costas, o problema é que não é traça e nenhum outro bichinho, pois é SEMPRE no mesmo lugar das costas, é inacreditável… todas as minhas blusas novas acabam ficando tudo furada, parece que foi pra guerra, o que será que pode ser???

    Observação: a da minha esposa não acontece nada, nenhum furinho, só as minhas

  56. Laide

    Boa noite
    Também estou com esse problema. So hoje tive que tirar 3 camisetas. Mais estive pensando: troquei minha maquina, troquei o sabão em pó que costumava usar. Fiquei pensando que tudo isso aliado a má qualidade dos fios usados na confecção das peças, pode estar causando o problema. Vou ficar atenta a isdo. Bjs

    1. Bom dia Laide, ontem eu fiz uma mistura de 100 ml de vinagre de álcool, 200 ml de água filtrada, 200 ml de álcool 70º e alguma gotas de óleo essencial de lavanda (não pode ser essência), para borrifar nos armários. Vamos ver se funciona…tb estou no desespero…bjsss e boa sorte pra nós

      boa semana

  57. Lu

    Boa noite pessoal, acho que desvendei o mistério, antes de concluir minha teoria ,preciso saber se alguma dê vocês está na menopausa ou na pré menopausa, a minha menopausa começou quando eu tinha apenas 38 anos, acredito que estamos liberando algum hormônio que causa esse tipo de coisa, isso só acontece em nós mulheres, e sempre na região do útero, verifique se tem alguém próximo a você na menopausa, é só uma teoria, preciso estudar muito antes de concluir qualquer coisa,

    1. Oi Lu, tudo bem? Eu já estou na menopausa faz tempo, tenho 60 anos. Mas usei um avental com plástico embaixo e tecido em cima. E o tecido foi comido pelos bichinhos tb, então essa teoria não sei se procede. Mas vale a pena pesquisar, pois realmente é bem na região do útero.
      bjsss e bom final de semana

  58. Karina

    Olá!
    Pois bem, estou aqui arrumando meu guarda roupas e achei várias blusinhas assim, furadas! ?
    Não tem traça, barata, formiga, cupim… nada!
    Acho que realmente deve ser o atrito da roupa com zíper, botões ou balcões.
    O jeito é tomar bastante cuidado ao utilizar a roupa?

  59. Maria de Lourdes vieira

    Meu irmão tá com esse problema na camiseta, só acontece com ele porque ele que usa a pia e fogão e os furos aparecem na região da barriga o filho dele e bem alto não encosta na pia nem no fogão e não tem esse problema vou falar para ele fazer o teste e colocar avental,, depois eu falo se deu certo.

  60. Heydlania

    Por favor já descobri algo sobre esses bichinho

    1. Nada ainda Heydlania…mas eu percebo que são só as roupas que eu encosto a barriga na pia…to achando que é a qualidade da malha

      bjsss

  61. Suely Vieira Machado

    Eu também acho que a resposta certa é a qualidade da malha, um fio só, como falou alguém aí acima porque eu já coloquei até lysoform bruto e deixei de molho, para matar o tal do “bichinho” e tudo o resto que falam para fazer e a minhas blusinhas de “malha” continuam furando, portanto NÃO é nenhum bicho, mas a qualidade da malha.

    1. Eu tb cada vez mais to chegando a conclusão que é a qualidade da malha e a fricção beirada da pia

  62. ROSE MARY PISOLATO NASCIMENTO

    BOA NOITE…MINHAS CAMISETAS E DE MEU MARIDO SÃO DE VARIOS TECIDOS DIFERENTES…E APARECEM FURINHOS NA MESMA REGIÃO…NA BARRIGA….NÃO É QUALIDADE DE TECIDO ,PORQUE EU TENHO UM OUTRO GUARDA ROUPA ONDE PENDURA MINHA CAMISETAS QUE USO PARA SAIR E É ONDE TB GUARDO ROUPAS DE MI HAS NETAS E LA NAO APARECE NENHUMA ROUPA FURADINHA….SO ACONTECE NO MEU GUARXA ROUPA E NAS ROUPAS QUE FICAM SEM PENDURAR.

  63. Rosangela

    Pessoal nas minhas blusas tb acontece esses furinhos, não só em blusas de malha mas tb em outros tecidos. Sou eu quem fico no fogão, e nem sempre as lavo qdo uso, então penso que pode ser algum bichinho que gosta dos pequenos resíduos que espirram na roupa sem percebermos, pois sempre os furos são na barriga.

  64. Desireê

    Estou pasma, isto acontece comigo.
    Quero muito saber como acabar com isso ..

    1. Eu tb, mas estou cada vez mais chegando a conclusão que é a qualidade da malha e o atrito delas com a pia
      bjsss

  65. Isabel Cristina Fabrício Catelan

    Já perdi muuuuitas blusas com mesmo problema, não lavo louças com elas..penso que é um bichinho pois fica um rastro nas blusas..

  66. Harold Danzberg

    Pessoal
    Também tenho este problema há tempos aqui….
    Acho que a questão não é “bichinhos” pois se assim fosse seria generalizado e não somente na região frontal da barriga…Cozinha também não, pois aconteceu em camisas sociais que não passaram perto da pia e cozinha.
    Eu tenho habito de usar a camisa, camiseta por fora da calça…..
    Acho que o problema está mesmo na questão do cinto de segurança do carro com as camisas para fora.
    Cria-se uma forte zona de atrito na zona da barriga (um pouco avantajada!!! kkkk) entre a camisa, o cinto e a calça (fivela, etc) além de estarmos sempre em movimento……
    E isto não acontecia quando usava para dentro da calça…..
    Vou mudar este procedimento e ver se consigo “minimizar” as perdas

  67. CRIS

    DESESPERADA…SOFRO COM ISSO A MAIS DE ANOS… CHEGUEI TROCAR DE GUARDA ROUPA E AINDA CONTINUAM APARECENDO FURINHOS EM BLUSAS NOVAS…

  68. Silza

    Eu também não aguento mais perder roupas. Acontece muito na região da barriga, mas em algumas peças em outros lugares também.

  69. claudia silvae

    pessoal isso é LARVA DE TRAÇA , coloquem as roupas no sol para as danadinhas morrerem , lavar não adianta !!!

  70. Elizabeth

    Olá,já percebemos que é geral o problema e que não sabemos a causa.Vou fazer alguns testes e depois publicar vou comprar duas camisetas no mesmo dia e usar uma em casa para os afazeres domésticos e a outra só usarei para sair. Vou colocar em gavetas diferentes no mesmo armário.Vou lavar as duas na máquina e vou ver o que acontece.porque não fazem o mesmo?

  71. Christiane

    Turma, estou com o mesmo problema, normalmente é na região da barriga que os furos aparecem, mas
    2 vezes apareceram nas costas de 2 camisetas do meu marido. Desconfiei do ziper e do atrito, mas pensei em algum inseto, é um mistério! Até agora, perdi 6 camisetas, a maioria com algodão. Se tiverem novidades, por favor, avisem, pois é desesperador.

  72. suzinei

    alguém tem ideia de como acabar com esse problema nas camisetas? Preciso de resposta.

  73. JOSE LUIZ AUGUSTO ALVES PINHEIRO

    Pessoal procuramos informações, como não encontramos dividimos o guarda roupa e fizemos estudos e chegamos a algumas conclusões:

    1. O único jeito de resolver é colocando todas as roupas em sacos plásticos mesmo, todas as técnicas apresentadas abaixo e acima só diminuem os males.
    2. Esse bicho existe em regiões mais quentes, morávamos ao sul e ele apareceu quando nos mudamos para Minas Gerais.
    3. Ele aparece se sua roupa é menos exposta ao sol. Aqui secamos nossa roupa na sombra, o que agravou o problema, como eu trabalho tomando sol minha roupa foi muito menos atacada do que a da mina namorada.
    4. A questão do atrito de cinto de carro e botões de calças ajuda apenas para evitar alargar o furo. Tenho cintos com rebite e fico mais tempo no carro e fui menos atacado.
    5. Eles preferem atacar roupas femininas. Por conta dos odores masculinos e dos desodorantes eles nos evitam, uma maneira eficiente e inusitada foi ela usar desodorantes masculinos, fracos claro.
    6. Manter o guarda roupa feminino fechado diminui o aparecimento. O masculino mesmo aberto elas não atacam muito acredito que seja a questão dos odores mesmo.
    7. Afaste a barriga das pias, cozinha ou banheiro. Ela encosta a barriga na pia da cozinha e do banheiro e as suas camisas foram mais atacadas, aparentemente parece eles têm facilidade de atacar nesta região da barriga por estar úmido, um fato que não evitou que eu tivesse algumas camisas atacadas talvez pelos respingos.
    7. Cuidado com pequenas baratas, traças, carunchos, principalmente em cestos, nos locais de secar e nas dobras das camisas nas gavetas, camisas no cabide também recebe m mordidas, até mais que as dobradas.
    8. Usar dedetizadores contra traças só funciona apenas se você vir a traça em fase adulta na sua casa seja ela voadora seja rastejante, estas diferentemente atacam em toda a parte da roupa e fazem furos maiores.

    1. Olá José Luiz,

      Muito boa suas considerações, mas:
      1. Já fiz isto não resolveu
      2. Eu moro em Florianópolis, lugar frio
      3. Seco minha roupa ao sol
      4. Concordo
      5. Não tinha percebido isto, mas procede
      6. Deixo o meu sempre aberto durante o dia. Pode ser!
      7. Concordo. Só as roupas que uso na pia é que tem furos.
      7. Concordo
      8. Bom saber

      Obrigada José Luiz, ajudou muito.

      Abraços

  74. Jose

    Acabei de descobrir o maldito bicho furando uma camiseta. Primeira vez que consigo ver um. É como si permanecessem dentro do tecido. No lugar eles estão, aparece, primeiro, uma manchinha branca; rasguei um pouco e apareceu o bicho. Exatamente igual ao da foto..!

  75. Amanda

    Genteeee já descobriram?
    Não tenho 1 blusa sem furos no guarda-roupa! E olha que vivo limpando, passando cravo, álcool, etc. Que trsiteza!

    1. Marinã

      Para mim é larva de traça. De tudo o que eu pesquisei, a traça põe ovinhos (por isso as manchinhas brancas que alguém viu) e onde a larva nasce, ela come o tecido.
      Procurar se observa mariposinhas em casa ou caruncho (porque são parentes das traças e podem ser indício de que o ambiente da casa está favorável)
      Procurar frestas nos armários, no cesto de roupa suja.
      Evitar colocar roupa suja no armário.
      Evitar lugares com umidade e pouca luz.
      Varias pessoas reclamam que aparecem furos sempre nos mesmos lugares (imagino que seja por ficar mais úmido e com resíduos orgânicos – contato com a pia, suor, etc). O tipo de tecido também influencia, porque as traças tem preferência por alguns tipos de tecido (geralmente gostam menos de tecido sintético, salvo engano)
      Ainda não vi muitos detalhes sobre o tipo de dedetização necessária… mas estou considerando renovar a dedetização na minha casa, com foco especialmente em armários.
      Outra dica é tirar do armário afetado as roupas que ficam muito tempo sem usar e colocar ao sol.
      Há quem diga que o congelamento mata as larvas e ovos… não sei se procede.
      Boa sorte para vcs!

  76. Fernanda

    Gente, pelo amor de Deus, vcs descobriram algo?
    Não aguento mais, me casei há um ano, na casa dos meus pais nunca tive esse problema.
    Minha casa é nova e o guarda-roupas, tbm.
    Os furos apareceram em duas blusinhas minhas (da mesma loja por sinal) e em uma camiseta do meu marido e em um camisa polo.Já limpamos o armário e não encontramos NADA. Não quero mais perder roupas, socorro.
    Sobre esse bichinho da foto, parece aqueles que dá em farinha quando não está bem fechada, acho que chamam de caruncho.
    Sempre aparece na minha dispensa… mas no guarda-roupas nunca vi…
    Socorro gente…

    1. Ainda não descobrimos, semana passada dei um monte de roupas furadas , fiz panos de chão…é uma piedade…bjsss

      1. Ontem comprei uma camisetinha, tirei a etiqueta e vesti, no final da tarde ela já estava com furinho e ainda estava no meu corpo….com certeza é de encostar a barriga na pia
        bjsss

  77. Janaina

    Li todos os comentários e tento achar soluções, pq também sofro com os malditos buracos. O que me ocorreu que quando meu ferro a vapor de passar roupa estragou, comprei um simples sem vapor ( minha ajudante prefere) e diminui consideravelmente os problemas. Então pra mim a umidade está diretamente relacionada. Os bichinhos parecem mesmo com ácaros.

    1. Minhas roupas que uso em casa e que são as que furam, eu não passo, mas é bem no lugar onde molho na pia…comecei a usar avental e melhorou muito…bjsss querida e bom findi

  78. JOSE LUIS

    Pra mim há uma ligação direta com a qualidade do tecido. Tenho camisetas antiguíssimas que nunca apresentaram furo nenhum, porém camisetas mais novas e mais caras, com uma malha mais leve e fina, apresentam esses furinhos em pouco tempo. Acho que tem alguma relação com o ferro de passar, já que os furos aparecem em extremidades onde a pontinha do ferro pode enganchar no tecido (ou há um inseto que adora se alimentar de tecido de barriga…kkkk…)

    1. Andréia

      Olha, todos que comentaram usam máquina frontal? Quando não morava com meu marido minha máquina era de abertura superior e não apareciam furos. Quando mudei pra casa do meu marido a máquina já era frontal e as furinhos já existiam e minha roupas passaram a ter furos também. Então roupas com tecidos mais delicados eu lavo à mão. Não tenho ferro à vapor. Pra mim era a máquina. Vamos fazer o levantamento de quem usa máquina frontal? Minha teoria é essa até o momento.

      1. Eu tinha máquina de abertura em cima quando começaram aparecer os furinhos. Só tenho certeza de uma coisa, é de encostar na pia. bjssss

        1. Andréia

          Então… quando vi as primeiras camisetas do meu marido assim, cogitei o que todo mundo falou: barriga na pia, cinto de calça, etc. Mas quando as minhas roupas começaram a ficar assim, foram outras partes. Perdi uma calça de algodão nessa e algumas blusas de algodão ficaram com furinhos na costura do braço na parte superior. Eu nunca tinha visto isso até então. Menos ainda como no depoimentos de algumas pessoas que acontece em roupa que se quer foi lavada. Nessa caso suponho que sejam traças. Esses dias eu coloquei uma blusa nova que não havia furos, quando tirei da máquina percebi um furo. Que surreal tudo isso.

  79. Laura

    Boa noite genteee, estava procurando uma solução p esses malditos furinhos e cheguei nesse blog, me surpreendi q tantas pessoas têm o mesmo problema.
    Aqui em casa só acontece nas minhas blusas, nas do meu marido e do meu filho, não tem furinhos.
    Acontece também nas blusas da minha mãe e da minha filha, q não moram juntas.a única coisa q fiquei pensando é q alguém falou em roupas de academia, nas minhas roupas q vou p academia, não tem nenhum furinho( pode ser oq normalmente a gente chega, toma banho e já põe p lavar).
    O restante das blusas, tanto faz serem novas ou não, praticamente todas aparecem c muitos furinhos na mesma região ( barriga)… não sei o q pensar…
    HELP!!!

  80. Rose

    Boa noite!
    Nas minhas camisetas e blusinhas sempre aparecem os furinhos no mesmo lugar….na barriga! Minha máquina é de abertura superior, não costumo passar roupas e não é possível q esse bichinhos só gostem das roupas no mesmo lugar….estou começando achar q a única explicação plausível é o botão da calça! Continuarei acompanhando o mistério por aqui! Bjos

  81. Paula

    Tenho o mesmo problema em casa. Começou com as minhas blusas e depois apareceu nas do meu marido e minha filha. Estranho porque não cozinho e lavo poucas louças. Já dedetizamos tirando todas as roupas de dentro dos armários, passei álcool com cravo nas paredes internas dos armários e das gavetas e agora apelei pra naftalina. Isso mesmo, estamos fedendo à naftalina pra ver se resolve. Os furos são sempre na região da barriga

  82. Beth

    Boa tarde, me impressionei com numero de pessoas passando pelo mesmo desespero que eu.
    Descobri hoje estes monstrinhos e seus danos nos pijamas limpos, isto num prazo de 30 dias pois enxaguo antes de usar. São usados unicamente para dormir e guardados em porta camiseta (plastico de pessima qualidade, para ser franca). o que derruba diversas teorias acima.
    Os furinhos se encontram somente nas blusas e proximos das axilas, nas mangas e peito.
    Creio que gostam de onde houve calor corporal e/ou umidade, indiferente do tratamento q roupa recebe, pois sempre deixo de molho em lisoform bruto e agua, lavo com detergente, finalizo com alcool, mas seca na sombra de apto e não são passadas.
    Bem…espero ter ajudado de alguma forma e aguardo ansiosa por uma solução.

    1. Nossa, até no pijama??? Caramba estes bichinhos são misteriosos mesmo…semana passada tive que comprar camisetas novas para fazer ginástica…agora em casa só uso as furadas, não quero perder mais, não. 
      beijos e boa semana pra vc

  83. Valéria Nunes

    Estava no Google procurando a descoberta dos furinhos nas blusas e achei aqui o blog. Já perdi inúmeras blusas. Vários furos.

  84. Giliarde

    Meu Deus estou com esse problema..
    Sou homem de 38 anos e nunca tinha acontecido.
    Minha roupas novas estão ficando perdidas, não sei o que fazer.
    Esteou escrevendo em 02/08/2020

  85. Maria Lúcia dos Santos Oliveira

    Tenho o mesmo problema.

  86. EMILIA

    E cada vez mais o problema se multiplica nos lares, e o motivo ainda é uma incógnita..

  87. Regiane

    Esta semana perdi 3 blusas, mas eu aposto nas traças, . Ja vi algumas mariposinhas voando a noite aqui em casa , elas se transformam em traças. Vou fazer uma grande limpeza no meu armário. So fazem furinhos na região da barriga e so nas minhas roupas!

  88. Fatima

    Pessoal, eu tbem estou com esse problema … começou com umas camisetas que comprei nos Estados Unidos, de marca… achei que era por ser ruins, de promoção , mas fiquei pasma qdo apareceu numa camiseta muito boa, não costumo
    lavar louças com elas… todas um pouco abaixo do umbigo! Mas percebi tbem que são aquelas dobradas na gaveta…as vezes lavo louça de pijama e não tem nos pijamas…depois de ler todos os comentários chego a conclusão que pode ser algo relacionado à energia ayurvédica pois…. por que na região do umbigo? Vamos continuar a pesquisa e colocar aqui … ah ! Só acontece com minhas roupas … do meu marido não … e olha que ele lava muita louça …

  89. Priscila

    Besouro do tapete

  90. ROSANA

    Pensei que era somente eu que tinha esse problema.
    Notei que minhas blusas e alguns vestidos estavam com furinhos, mas o interessante é que as blusas que tem furinho são feitas de viscose e elastano.
    erá que o problema é o tipo de tecido?

  91. Jennysk

    Com certeza tem haver com a qualidade do tecido. As minhas também, só as de viscose aparecem furinhos super rápido. Mistura de qualidade de tecido, bichinhos, encostar na pia. Tudo junto.

  92. William

    Aqui em casa só tem funcionando guardando as roupas no freezer, assim nenhum bicho consegue sobreviver pra devorar. É louco demais quando alguém olha o freezer e ver várias roupas, fica assustado.

    kkkkkkk

    Outra opção é usar aqueles sacos plásticos à vácuo.

    O ideal pra matar qualquer bicho é tirar o oxigênio, o manter o frio extremo, ou melhor, por no vácuo.

  93. Cristina R.

    Eu vi fotos e vídeos e identifiquei esses da sua roupa como ácaros. Essa é uma fase do desenvolvimento deles. Não sei ainda como nos livrarmos dos danadinhos comedores de roupas..rss

  94. karla

    nossa eu to puta com esses bichinhos 6 camisetas com furos na barriga quase no mesmo lugar aqui não tem traça eu vim pesquisar e achei exatamente o mesmo problema, e agora como resolver isso? parece surreal os furos somente na barriga em 6 camisetas.

  95. Marcia

    comigo também está acontecendo, todas as minhas blusinhas e camisetas ainda novas aprecem furadas na barriga. Só as minhas roupas, não encontro explicação… parece coisa espiritual, energia…sei lá…

  96. Rosilane

    Pelo que observei dos comentários anteriores e do que aconteceu com minhas camisetas, a hipótese de atrito com pia, sinto de segurança de carro, com botões de calça jeans, atrito no ombro onde fica alça de bolsas etc.., parece bem coerente, mas isto acontece há anos e as camisetas não furavam como agora. Acredito que seja o atrito e alguns tipos de tecidos que surgiram há uns tempos para cá, mais ou menos uns 3 a 4 anos. Os furos maiores Acredito que sejam traças. Mas esses furinhos bem pequenos na região da barriga parece ser realmente o atrito e tipo de tecido, quanto mais cara a malhar é pior.
    Quanto a bichinhos, acho que apareceriam também em outros lugares da roupa. Mas não se pode descartar essa hipótese

Deixe um comentário