Como fazer conserva caseira

  • Categoria do post:Conservas / Salgados
  • Última modificação do post:25/02/2024
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
como fazer conserva caseira

Conserva caseira é uma boa forma de aproveitar os legumes e frutas da época, são mais doces, frescos e saborosos e o preço é sempre convidativo. Aprendi a fazer conservas caseiras vendo minha mãe fazer. Alguns temperos uso da horta que mantenho na janela e na sacada do meu apartamento. Um luxo! Depois etiqueto, coloco a data de fabricação, enfeito com os Cobre tampas, guardo para meu consumo ou para dar de presente aos parentes e amigos.

Quer aprender? Então vamos lá:

  1. Compre ou reaproveite potes de vidros.
  2. Verifique se as tampas estão em boas condições. Não podem estar enferrujadas e nem tortas.
  3. Lave muito bem e guarde o vidro sem as tampas, para sair todo o cheiro.
  4. Quando for usar, lave novamente e coloque 2 dedos de água dentro de cada vidro, coloque no micro-ondas e ligue na potência máxima por 5 minutos. Retire com cuidado e coloque sobre o escorredor para secar naturalmente. Não use pano de prato.
  5. Coloque as tampas em cima do escorredor com a parte de dentro viradas para cima. Ferva uma chaleira de água e jogue bastante sobre as tampas. Deixe esfriar, escorra e coloque para secar.
  6. Se for fazer algo quente, assim que a conserva ficar pronta coloque dentro do vidro ainda quente.
  7. Encha bem, até a borda, dê pequenas batidinhas para o conteúdo se assentar e sair todas as bolhas de ar restantes.
  8. Se for fazer conserva fria, como os picles, os legumes tem que estar bem frescos e bem lavados. Use água fria e filtrada.
  9. Feche bem.
  10. Coloque os vidros da conserva dentro de uma panela alta, de cabeça para baixo e cubra com água. Conte 10 minutos depois que começar a ferver. Desligue a água deixe esfriar um pouco antes de retirar os vidros. Algumas conservas não podem passar por esse processo para que o legume não perca sua cor e não cozinhe.
  11. Coloque os vidros de cabeça para baixo sobre um pano de prato e deixe esfriar bem.
  12. Etiquete com a data de fabricação, geralmente é de 3 meses.
  13. Se quiser que eles fiquem bem lindinhos, veja esses Cobre tampas da nossa loja.

Veja aqui algumas receitas de compotas que já fiz, como a Geleia de Morango, a Caponata de Beringela, a Conserva de beterraba agridoce, o Doce de mamão verde, o Doce de abóbora em calda na cal, a Geleia de Tangerina, o Doce de figo verde em calda e muitas outras que você encontra no blog. Todas são deliciosas e foram testadas e aprovadas.

Viu como é fácil? Qualquer dúvida deixe um comentário nesse post que logo lhe responderei.

Léia

Eu crio conteúdos caseiros, como receitas decoração, diy, jardinagem, artesanato, organização e tudo que diz respeito ao universo do lar.

Este post tem 5 comentários

  1. Nexus Visual

    Adoro a de berinjela! Vou fazer….obrigada pelas dicas.
    Não é difícil mesmo,
    Bjs

    1. Léia Cook

      É super fácil mesmo, é so ir jogando tudo na forma e pronto, não precisa picar muito fino…bjss Carmem

  2. theladydiy

    Leia, que delicia!
    Isso me lembra tanto a época que morava em casa e minha mãe fazia essas coisas.
    Eu não tenho muita habilidade na cozinha, aqui em casa o marido que é o craque eu sou mais chegada na parafusadeira do que na batedeira ahuahau
    =*

  3. Elizabeth barbosa da silva

    Gostaria de saber como fazer conservas de legumes e pimenta biquinho

    1. Oi Elizabeth, tudo bem? Acredito que cada legume tem uma forma de fazer, pois um tem que ser cozidos antes e outros não, mas não posso te ajudar porque nunca fiz.
      A pimenta eu faço o seguinte: lavo bem com água e detergente, seco com um pano limpo e separo. A parte lavo um vidro de conserva e passo água fervente nele. Deixo esfriar e coloco dentro as pimentas. Acrescento vinagre até a borda e uma folha de louro. Tampo bem, guardo na geladeira e vou usando conforme a minha necessidade….bjsss

Deixe um comentário