Passar um esfoliante corporal na pele e depois um bom hidratante é como um carinho que fazemos em nós mesmas. Sentir o corpo lisinho, após uma esfoliação, é puro prazer, não é mesmo?
Acontece que os esfoliantes que eu tenho comprado não esfoliam nada. Já ouvi explicações que é porque os granulados que fazem o atrito possuem a ponta arredonda para não machucar… blá, blá, blá…enfim…nada me convenceu, pois simplesmente não esfoliam nada.
Então fui pesquisar receitas para fazer meu próprio esfoliante corporal caseiro e compartilho a receita com você.
Ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de cavalinha seca
- 2 colher (sopa) de óleo de coco
- 4 colheres (sopa) de açúcar refinado (se for usar no rosto, substitua por mascavo)
- 10 gotas de óleo essencial de lavanda
Modo de fazer:
Bata a cavalinha no liquidificador até virar um pó. Em um recipiente de vidro ou de porcelana, despeje a cavalinha e misture com a ponta dos dedos os outros ingredientes. Pingue as gotas do óleo essencial e misture novamente.
Passe um pequeno punhado sobre a pele e esfregue levemente. Nunca esfolie com muita força para não arranhar a pele.
O restante coloque em um vidro com tampa. Guarde em um lugar seco, fresco e use uma vez por semana, no máximo.
Propriedades terapêuticas dos ingredientes do esfoliante corporal caseiro:
Cavalinha
Estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade da pele seca e envelhecida, atuando como hidratante profundo. É um excelente abrasivo devido ao seu alto teor de ácido sílico. Pela sua ação vulnerária (planta da família das leguminosas, subfamília das papilionáceas), possui aplicação terapêutica no tratamento de feridas ou úlceras. Além de todas essas propriedades, ela desenvolve uma ação antimicrobiana e detergente que atua como coadjuvante no tratamento externo da acne.
Óleo de Coco
É um emoliente natural atóxico, que age na pele hidratando-a suavemente, sem agredir os tecidos e sem obstruir a respiração da pele. Possui efeitos antisséptico e imunoestimulante. Ele ainda ajuda a combater a vermelhidão e a irritação, além de reforçar a barreira natural da pele.
Açúcar
Por ser um derivado da cana de açúcar, é um hidratante natural. Contém ácido glicólico que é usado em cremes anti-idade ajudando na renovação das células da pele e também em tratamentos para recuperação de manchas causadas pela exposição excessiva ao sol.
Seus cristais são excelentes esfoliantes para retirar as células mortas da pele, tornando-a mais suave e macia.
Óleo Essencial de Lavanda
Possui propriedades calmantes e relaxantes. É um dos óleos essenciais mais usados por conta de sua delicadeza e por não ser irritante para a pele. O óleo essencial de lavanda é útil para massagens, antistress e relaxamento muscular.
Cuidados
Para o corpo, use açúcar refinado comum e para o rosto use o açúcar mascavo, que é menos áspero.
Faça somente uma esfoliação por semana. Esfoliar demais pode prejudicar a pele.
Se você possui algum problema de pele, consulte seu médico antes de usar esse esfoliante corporal caseiro.
A cada dia uma aprendizagem. Obrigada por fazer parte da minha vida. Beijocas Alessandra.
Ahh que coisa mais linda Alessandra, obrigada