Caldo de camarão caseiro

    Caldo de camarão caseiro

    O caldo de camarão é a base para muitos pratos feitos com frutos dos mar, como a moqueca, o bobó de camarão, a caldeirada, a sopa de camarão e outros ensopados de frutos do mar em geral. É um preparo que pode ser congelado para quando você quiser fazer esses pratos.

    A história do caldo de camarão é uma história de encontros e desencontros, de influências culturais e de criatividade culinária. Os primeiros surgiram provavelmente na Ásia, onde o camarão é um alimento abundante. As primeiras receitas conhecidas datam da China antiga, onde o caldo de camarão era servido como uma sopa medicinal. Com o comércio marítimo, as receitas de caldo de camarão se espalharam por todo o mundo. No Brasil, chegou com os portugueses no século XVI. Os portugueses trouxeram consigo as suas próprias receitas, que foram adaptadas aos ingredientes e sabores locais.  No Brasil, o caldo de camarão se tornou um prato popular, principalmente nas regiões litorâneas. As receitas brasileiras de caldo de camarão são variadas, mas geralmente incluem camarão, cebola, alho, coentro e outros temperos.

    Ingredientes

    • Serve: 6 Pessoas
    • Preparação: 10 min
    • Cozimento: 20 min
    • Total: 30 min

    Modo de fazer

    1. Lave bem as cascas e as cabeças dos camarões sob a água corrente e deixe escorrer em uma peneira.
    2. Em um pilão amasse o alho com as sementes de coentro.
    3. Corte a cebola em meia-luas.
    4. Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e coloque as cascas, as cabeças de camarão e mexa até criar uma crostinha no fundo da panela.
    5. Despeje o vinho e deixe evaporar totalmente.
    6. Junte o alho com a semente de coentro, a cebola, o louro e mexa até a cebola murchar.
    7. Despeje a água, raspe o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos e aumente o fogo. Deixe cozinhar por uns 20 minutos com a panela tampada.
    8. Depois desse tempo, descarte a folha de louro e coloque tudo no liquidificador. Junte um copo de água fria e use a opção pulsar ou bata pouco.
    9. Passe essa mistura por uma peneira fina e amasse com uma colher para extrair todo o caldo. Descarte o que ficou na peneira e reserve o caldo para outras preparações.
    10. Ele também pode ser congelado por até 3 meses, para isso, depois de coar, volte para a panela e deixe cozinhar até reduzir bem e ficar mais concentrado.

     

    Caldo de camarão caseiro

    O caldo de camarão caseiro é uma ótima maneira de economizar dinheiro e aproveitar ao máximo os camarões. É também uma maneira de adicionar sabor e profundidade a uma variedade de pratos. Esse preparo pode ser a base para o recheio da Torta salgada baiana.

    Este post tem 2 comentários

    1. Janete

      Aiiii amo tudo isso:-)

    Deixe um comentário

    Avalie essa receita