Laranja kinkan: da história de infância à receita de doce

doce de Laranja kinkan

A laranja kinkan, também conhecida como xim xim doce, é uma pequena fruta cítrica originária da Ásia. Ela se assemelha à laranja comum, mas possui algumas características distintas, é bem menor que a laranja, com diâmetro entre 2 e 3 cm, A casca da kinkan é fina, macia e comestível, ao contrário da laranja comum que precisa ser descascada. Ela pode ser amarela, laranja ou vermelha, dependendo da variedade. A polpa da kinkan é suculenta, ácida e doce ao mesmo tempo, com um sabor mais intenso que a laranja comum.

Eu e a laranja kinkan

Quando criança, eu era uma boa filha e uma excelente aluna, mas não era daquelas princesinhas que se vestiam de rosa e faziam balé. Eu era moleque, vivia de chinelo de dedo, short e blusinha. Gostava das brincadeiras dos meninos; afinal, brincar de boneca era muito sem graça para mim. Até possuía algumas bonecas que acabei cortando os cabelos e pintando as sobrancelhas com caneta. Mas meu brinquedo preferido era bicicleta…ahh minha Monareta vermelha, que saudades!

Monaretta vermelha

Uma das molecagens que eu e meus amigos adorávamos fazer era entrar no pomar da vizinha, Dona Benigna, para roubar pegar laranjinhas kinkan. Ela sabia que nós fazíamos isso, mas não se importava. No dia do meu aniversário, ela me trouxe, de presente, uma caixinha de lenços em forma de flor (fiquei encantada com a dobradura) e um vidro de compota de laranja kinkan. São delicadezas assim que guardo como exemplo de boa convivência no meu coração. Saí muito nova da minha cidade e nunca mais encontrei Dona Benigna. Se soubesse que esse sentimento iria me seguir, teria pedido a ela a receita da compota de laranja kinkan.

doce de Laranja kinkan

Adoro fazer geleias e compotas, então resolvi fazer a compota dessas laranjinhas e o sabor do azedinho com o doce do açúcar ficou perto. Veja a receita abaixo:

Ingredientes

  • Serve: 10 Pessoas
  • Preparação: 4 h
  • Cozimento: 30 min
  • Total: 4 h 30 min

Modo de fazer

  1. Coloque as laranjinhas em um recipiente de alumínio, respingue álcool e, com muito cuidado, ateie fogo, deixando queimar até apagar.
  2. Lave-as bem e deixe-as de molho em água por 4 horas.
  3. Descarte a água e faça, com um palito, um furo no sentido longitudinal de cada laranja.
  4. Cubra novamente com água e ferva até que estejam macias. Certa de 1/2 hora e escorra a água novamente.
  5. Distribua metade do açúcar no fundo de uma panela de pressão, coloque as kinkans e cubra com o açúcar restante.
  6. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até começar a apitar. Desligue o fogo e reserve na panela tampada por 12 horas ou de um dia para o outro.
  7. Depois desse tempo, coloque na geladeira em junto com o caldo.
  8. Sirva bem gelado, puro ou com creme de leite batido.

doce de laranja kinkan

Curiosidades:

A kinkan é rica em vitamina C, fibras e antioxidantes, que auxiliam no sistema imunológico, na digestão e na saúde da pele.

A laranja kinkan é originária da China e do sul da Ásia, e foi introduzida no Brasil no século XIX. Ela se adapta bem ao clima subtropical e tropical, e pode ser cultivada em vasos ou no solo. A planta da kinkan é pequena e ornamental, com folhas verde-escuras e flores brancas perfumadas.

A laranja kinkan pode ser consumida fresca, com casca e tudo. Ela também é utilizada na produção de doces, compotas, licores e conservas. A casca da kinkan pode ser caramelizada e utilizada como decoração para bolos e tortas.

Existem diversas variedades de laranja kinkan, as mais comuns no Brasil são:

  • Kumquat: A variedade mais comum, com casca amarela e polpa doce.
  • Nagami: Uma variedade com casca laranja e polpa ácida.
  • Meiwa: Uma variedade com casca avermelhada e polpa doce.

Conheça outros doces caseiros:

Este post tem 8 comentários

  1. RIta

    Interessante, porque flambar as laranjas ?

      Olá, bom dia, serve para tirar um pouco dos óleos da casca que dão o amargo ao preparo.

      1. ELENICE

        Você não retira as sementes? Não amarga o doce?

        1. Léia

          Oie, não, nessa laranjinha é tão pequena que não faz diferença…e não amarga não…bjsss

  2. Sonia de Fátima

    Bela receita obrigada

  3. Sonia de Fátima

    Receita maravilhosa

Deixe um comentário

Avalie essa receita