Torta de maça mãos de fada

    torta de maçã

    Esses dias o diretor do departamento que eu trabalho nos prestigiou com essa linda torta de maçã da foto. Quem fez essa delícia foi sua esposa Cristina, que como ele diz “tem mãos de fada”, por isso apelidei-a de “Torta de maçã mãos de fada”.  Ela fez tanto sucesso entre os funcionários e foram tantos os pedidos de receita, que resolvi postar aqui no meu blog.
    Para quem gosta de doce, mas não seja muito muito doce, essa torta de maçã é perfeita. Uma receita leve que vai fazer o maior sucesso no seu café da tarde.

    Ingredientes

    Massa

    Creme

    Cobertura

    • Serve: 14 Pedaços
    • Preparação: 1 h
    • Cozimento: 35 min
    • Total: 1 h 35 min

    Modo de fazer

    Massa

    1. Pré-aqueça o forno a 180º C.
    2. Dissolva o fermento no leite.
    3. Junte aos outros ingredientes da massa e amasse somente até a massa ficar homogênea.
    4. Estique a massa e forre o fundo e os lados de uma forma de abrir de 30 cm de diâmetro. Coloque na geladeira enquanto prepara os outros ingredientes. Essa massa pode ser feita um dia antes.

    Creme

    1. Coloque o leite, a manteiga, o amido de milho e o açúcar em uma panela e ligue o fogo.
    2. Misture as gemas em uma tigela pequena. Quando o leite estiver bem quente, mas antes de ferver, desligue o fogo e pegue pequenas porções do leite quente e despeje sobre as gemas e mexa vigorosamente, até perceber que as gemas estão um pouco quentes. Isso se chama temperagem e serve para as gemas não coagularem.
    3. Despeje as gemas quentes sobre o restante do leite que está na panela e ligue o fogo novamente até que creme engrossar levemente.
    4. Desligue, despeje sobre uma tijela grande e coloque sobre a superfície do creme, um plástico filme para que não crie nata.
    5. Deixe esfriar bem e coloque sobre a massa.

    Cobertura

    1. Descasque as maçã, tire o caroço e faça fatias.
    2. Esprema um limão e passe sobre as fatias de maçãs para que elas não fiquem escuras.
    3. Disponha as fatias sobre o creme.
    4. Salpique por cima o açúcar misturado com a canela.
    5. Coloque no forno para assar por aproximadamente 35 minutos e nos últimos minutos ligue a função grelhar, para dourar por cima.
    6. Se seu forno não tiver essa função, asse por 15 minutos na grade mais baixa do forno e mais 20 minutos na grade mais alta.

    Este post tem 2 comentários

    1. Marcus

      Eu tenho MAÇÃ GALA. Vai servir ou dar tudo errado? Kkk

    Deixe um comentário

    Avalie essa receita