Vinagre, um santo remédio

Vinagre, um santo remédio, Coisas da Léia

Descobri o vinagre…um Santo Remédio. Cada dia uso menos produtos de limpeza e beleza e mais vinagre. Acho que eu sou uma salada, mas não sabia.

Nas roupas

O vinagre tem a função de eliminar odores e conservar as cores. Também, por neutralizar todos os resquícios do sabão usados na lavagem, conserva as fibras do tecido sempre macias. Outro benefício dele é ajudar na eliminação do mofo, principalmente quando as roupas forem guardadas por muito tempo. Não se preocupe, as roupas não ficam com cheiro de vinagre. Uso meio copo americano para uma máquina cheia.

No vidro do box

Vocês já perceberam que, com o tempo, os vidros dos boxes vão ficando foscos, geralmente debaixo para cima. Eu costumava passar sapólio líquido para limpar. Mas troquei de vidro faz poucos dias e o fornecedor me falou para não fazer isso, usar apenas detergente neutro para eliminar a gordura e passar um pano com vinagre sempre depois que acabar de limpar.

Na geladeira, micro-ondas e fornos

Para limpar geladeira e micro-ondas, basta passar um pano úmido com uma mistura de vinagre e água morna, na proporção de uma parte de vinagre para duas de água. Nos fornos, você terá de limpar antes com um desengordurante. Depois de um tempinho, sai qualquer resquício de cheiros, inclusive do vinagre.

Nos cabelos

Use na mesma proporção acima (1/3) para fazer o último enxágue nos cabelos. Ele ajuda a elimina a caspa, diminui a queda do cabelo (no meu foi visível), deixa o cabelo macio e com um brilho incrível. O cheirinho sai em seguida. Importante: aqui você deve usar o de maçã; para os cabelos, ele é mais eficiente.

Nos pés (???)

Sim, nos pés! Como ele é um antibactericida, é ótimo para evitar fungos nos pés. Uma podóloga disse a uma amiga minha que a gente deveria levar o galheteiro para o chuveiro: vinagre para eliminar as bactérias e fungos dos pés; azeite para hidratá-los; e sal para o “banho de descarrego”. Este último não custa, não é mesmo?

Vinagre, um santo remédio, Coisas da Léia

Se você tiver uma receita com vinagre, que não seja na salada, deixe aqui nos comentários abaixo.

Este post tem 4 comentários

  1. Anônimo

    Gostei da dica vou aderir! Esse friozinho dá vontade de inventar coisas e seu blog instiga nossa criatividade! Bjos Isabela

  2. Anisio

    Pô Léia, quando vi as garrafas pensei que era algum "chá" novo, parecido com aquela famosa mistura de cachaça, limão e mel. No inverso esquenta e cura toda e qualquer tipo de gripe, seja suína, bovina, equina ou ovina. 😀
    Lavar roupa?!?!!? Bah! Decepcionante

    BjuX

Deixe um comentário