Biscoito de nata

    Um dos grande pecados da gula que cometo são com os biscoitos de feira. Como sem parar. Confesso que não resisto aquelas delícias amanteigadas que derretem na boca. Esses biscotinhos com um cafezinho da tarde então…hummmm…é impossível!  Duvido-de-o-dó quem me confesse que resiste!

    Antigamente eram feitos em casa e minha mãe possuía uma máquina que modelava os biscoitos, igual a da imagem ao lado. Desconfio que uma de minhas irmãs tenha ficado com essa máquina. Na verdade era uma máquina manual de moer carne, que possuía um adaptador para os vários modelos de biscoitos. Hoje em dia você pode encontrar vários modelos no mercado que são de plástico, super baratos e eficientes, como a que eu usei para fazer meus biscoitos.

    Sei que ir na feira da esquina e comprar os biscoitos é bem mais fácil do que fazer em casa. Mas colocar a mão na massa, se lambuzar toda feito criança, deixar a casa com perfume de biscoito assado é algo mágico que vai além do prazer de comer. Envolve trabalho, paciência e ultimamente estou precisando de algo que me acalme. Acredito que a cozinha seja o lugar ideal para uma boa terapia.

    Essa receita de biscoito de nata são de minha mãe, claro que ela fazia com muito mais capricho, mas os meus ficaram muito boas também.

    Ingredientes

    • Serve: 40 Biscoitos
    • Preparação: 20 min
    • Cozimento: 10 min
    • Total: 1 h 30 min

    Modo de fazer

    1. Pré-aqueça o forno a 180º C.
    2. Coloque todos os ingredientes em uma tijela e, com mão, faça uma massa homogênea. Se começar a grudar muito na mão, use um pouco mais de farinha de trigo.
    3. Faça uma bola da massa, embrulhe em plástico filme e coloque na geladeira por 1 hora.
    4. Depois desse tempo, coloque a massa dentro de um saco de confeiteiro e faça os biscoitinhos diretamente na forma. Não precisa untar a forma.
    5. Coloque no forno. Quando estiverem começando a dourar na bordas, já estão bons. É bem rápido.
    6. Asim que vc tirar do forno eles ainda estarão moles, vão endurecer conforme vão esfriando.
    7. Retire da forma e deixe esfriar antes de guardá-los em potes de vidros ou latas de bolachas.

    Dicas:

    • Se você não tiver o saco de confeitar, faça rolinhos compridos com a mão e corte em pedacinhos, tipo nhoque.
    • Em cada um dos pedaços, dê uma leve amassadinha com a ponta de um garfo, somente para enfeitar.

     

    Veja aqui a receita de biscoito amanteigado com goiabada.

    Deixe um comentário

    Avalie essa receita