Molho de tomate caseiro de liquidificador

O molho de tomate caseiro se tornou um elemento essencial e muito popular na culinária brasileira. É usado para acompanhar massas, pizzas, lasanhas e outros pratos. Esta receita de molho de tomate caseiro de liquidificador eu já faço há muitos anos para montar a Torta Fria de Pepino, mas aqui eu a deixei ainda mais fácil. Existe várias formas de fazer o molho de tomate caseiro. Eu faço de duas formas diferentes, conforme meu tempo e minha disposição. Uma, mais complexa, com alho e cebola; e esta, mais simples, que eu particularmente acho mais gostosa. É uma ótima opção para aquelas horas em que a gente está com fome, mas sem disposição para criar pratos elaborados. É só tirar do congelador e descongelar no micro-ondas ou em uma panela, em fogo baixo.

Ingredientes

  • 1 lata de tomates pelados
  • 1/2 xícaras de chá de tempero verde picado grosseiramente (somente salsinha e cebolinha)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga (sem sal)
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • Noz-moscada ralada (a gosto)
  • Sal e pimenta (a gosto)
  • Preparação: 5 min
  • Cozimento: 10 min
  • Total: 15 min

Modo de fazer

  1. Coloque no liquidificador o tempero verde, os tomates pelados inteiros, o leite, a farinha de trigo, a noz moscada, o sal e a pimenta e bata bem.
  2. Em uma panela pequena, coloque a manteiga e o azeite, despeje a mistura do liquidificador e cozinhe por uns 10 minutos mexendo sempre.
  3. Desligue o fogo, verifique o sal e despeje o queijo ralado.
  4. Coloque em potes e deixe na geladeira com a tampa aberta. Quando estiver frio, tampe e coloque para congelar.
  5. Dura até 4 meses no congelador.
  6. Na hora de servir, se quiser, salpique algumas folhas de manjericão.

História do molho de tomate

O molho de tomate é um clássico da culinária italiana, mas sua história remonta há muito antes da chegada dos italianos à Europa. Os tomates são originários das Américas e foram cultivados pelos astecas e maias há séculos. Os primeiros europeus a experimentarem tomates foram os espanhóis, que os trouxeram para a Europa no século XVI. No início, os europeus não sabiam muito bem o que fazer com os tomates. Alguns acreditavam que eles eram venenosos, enquanto outros os consideravam apenas uma curiosidade botânica. Foi só no século XVII que os tomates começaram a ser cultivados na Europa em larga escala. O primeiro registro de um molho de tomate foi feito em 1692, em um livro de receitas italiano. A receita era simples, com tomates, cebolas e alho. O molho era usado para acompanhar massas e outros pratos. No século XVIII, o molho de tomate começou a se popularizar na Europa. Em 1790, o chef italiano Francesco Leonardi publicou um livro de receitas que incluía uma receita de molho de tomate com manjericão. Essa receita é a base do molho de tomate italiano que conhecemos hoje.

Molho de tomate caseiro de liquidificador

Deixe um comentário

Avaliei essa receita