Salpicão de frango defumado com abacaxi

Salpicão de frango defumado

A origem do salpicão é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na França, no século XVII. A palavra “salpicão” vem do espanhol “salpicón”, que significa “picado” ou “polvilhado”. No início, o salpicão era um prato feito com carne de caça, que era cortada em pedaços pequenos e temperada com sal, pimenta e outros condimentos.  No Brasil, ele chegou no século XIX, trazido por imigrantes portugueses e espanhóis. O prato foi adaptado à culinária brasileira, passando a ser feito com carne de frango ou peru, além de frutas e legumes. O salpicão  de frango é um prato tradicional das ceias de Natal e Ano Novo no Brasil, é versátil, que pode ser servido como salada, prato principal ou acompanhamento.

O salpicão pode ser servido de várias maneiras. Tradicionalmente, é servido no Natal, em uma travessa, mas também pode ser servido em porções individuais ou em sanduíches. Aqui em casa, é um prato que não pode faltar no nosso Natal, sempre faço uma receita dupla, porque a família está ficando grande.

Esta receita de salpicão de frango defumado com abacaxi possui apenas 5 ingredientes.

 

Ingredientes

  • 1 frango defumado
  • 1 lata de abacaxi sem a calda (não pode ser abacaxi natural)
  • 1 lata de milho verde (escorrida)
  • 1 vidro de maionese (pode ser caseira)
  • 1 pacote de batata huffles
  • Serve: 8 Pessoas
  • Preparação: 30 min
  • Total: 30 min

Modo de fazer

  1. Esse é o frango defumado, ele só é encontrado nos supermercados na época do natal.
  2. Descarte a pele, o ossos, as cartilagens e desfie o frango em pedaços bem finos.
  3. Pique o abacaxi em pedaços pequenos.
  4. Em um recipiente grande, junte o frango desfiado, o abacaxi, o milho verde, a maionese e misture tudo. Coloque na geladeira até a hora de servir. Pode ser feito um dia antes.
  5. Na hora de servir misture as batatas ruffles ao salpicão. Faça isso levemente e com as mãos para que as batatas não se quebrem muito.
  6. Sirva em seguida em uma travessa grande.

Este post tem 6 comentários

  1. Silvana B

    Parece bom … vou aproveitar e fazer o restinho do meu frango com essa tua receita . Acho que combina muito com abacaxi .

  2. Izabela

    Eu simplesmente AMO essa salada, é a minha preferida!

  3. Liana

    Minha mãe fazia sempre, mais de 20 anos atrás! A dela era um tiquinho diferente, ia metade maionese, metade iogurte, e também bastante cebolinha picada. Adorei a sugestão das batatas ruffles, que a dela também não tinha, vou adicionar para dar crocância.

      E eu adorei a ideia do iogurte e da cebolinha verde, devem dar um sabor mais suave.
      bjss e obrigada pela dica

Deixe um comentário

Avaliei essa receita