Salpicão de frango defumado com abacaxi

    Salpicão de frango defumado

    A origem do salpicão é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na França, no século XVII. A palavra “salpicão” vem do espanhol “salpicón”, que significa “picado” ou “polvilhado”. No início, o salpicão era um prato feito com carne de caça, que era cortada em pedaços pequenos e temperada com sal, pimenta e outros condimentos.  No Brasil, ele chegou no século XIX, trazido por imigrantes portugueses e espanhóis. O prato foi adaptado à culinária brasileira, passando a ser feito com carne de frango ou peru, além de frutas e legumes. O salpicão  de frango é um prato tradicional das ceias de Natal e Ano Novo no Brasil, é versátil, que pode ser servido como salada, prato principal ou acompanhamento.

    O salpicão pode ser servido de várias maneiras. Tradicionalmente, é servido no Natal, em uma travessa, mas também pode ser servido em porções individuais ou em sanduíches. Aqui em casa, é um prato que não pode faltar no nosso Natal, sempre faço uma receita dupla, porque a família está ficando grande.

    Esta receita de salpicão de frango defumado com abacaxi possui apenas 5 ingredientes.

     

    Ingredientes

    • Serve: 8 Pessoas
    • Preparação: 30 min
    • Total: 30 min

    Modo de fazer

    1. Esse é o frango defumado, ele só é encontrado nos supermercados na época do natal.
    2. Descarte a pele, o ossos, as cartilagens e desfie o frango em pedaços bem finos.
    3. Pique o abacaxi em pedaços pequenos.
    4. Em um recipiente grande, junte o frango desfiado, o abacaxi, o milho verde, a maionese e misture tudo. Coloque na geladeira até a hora de servir. Pode ser feito um dia antes.
    5. Na hora de servir misture as batatas ruffles ao salpicão. Faça isso levemente e com as mãos para que as batatas não se quebrem muito.
    6. Sirva em seguida em uma travessa grande.

    Este post tem 6 comentários

    1. Silvana B

      Parece bom … vou aproveitar e fazer o restinho do meu frango com essa tua receita . Acho que combina muito com abacaxi .

    2. Izabela

      Eu simplesmente AMO essa salada, é a minha preferida!

    3. Liana

      Minha mãe fazia sempre, mais de 20 anos atrás! A dela era um tiquinho diferente, ia metade maionese, metade iogurte, e também bastante cebolinha picada. Adorei a sugestão das batatas ruffles, que a dela também não tinha, vou adicionar para dar crocância.

        E eu adorei a ideia do iogurte e da cebolinha verde, devem dar um sabor mais suave.
        bjss e obrigada pela dica

    Deixe um comentário

    Avalie essa receita