De origem grega, o Tzatziki é um antepasto feito a base de iogurte, pepino e hortelã. Quando eu conto os ingredientes da receita do Tzatziki, as pessoas torcem um pouco o nariz, mas, na hora que experimentam, ficam encantadas com o sabor. É ótimo para servir com torradas ou com saladas. É meu preferido, pois é suave e refrescante.
Ingredientes
- 1 litro de iogurte natural
- 2 pepinos japoneses
- 2 dentes de alho
- 1/2 colher (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 xícara de folhas de hortelã ou endro
- Pimenta
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de fazer
- Escorra o iogurte em um saquinho próprio para isso ou, se não tiver, forre uma peneira com um pano de algodão fino e apoie sobre uma tigela. Coloque o iogurte na peneira forrada e deixe drenar na geladeira por cerca de 3 horas, no mínimo, para o iogurte liberar o soro. Se não tiver o pano de algodão, forre a peneira com 2 filtros de café abertos ao meio.
- Lave e corte os pepinos em um fatiador de legumes para ficar bem fininho (eu ainda corto o pepino ao meio, na transversal). Transfira para a peneira e misture com o sal e deixe drenar por cerca de 20 minutos. Depois disso, aperte bem com as mãos, para liberar mais um pouco da água. Reserve.
- Descasque o alho, retire a parte verde de dentro com a ponta de uma faca, misture com uma pitada de sal e amasse para formar uma pastinha.
- Lave, seque bem e pique as folhas de hortelã bem finas (prefiro com hortelã).
- Em uma tigela, misture todos os ingredientes e deixe na geladeira. Na hora de servir, sempre tem um pouco de água do pepino e do iogurte por cima, escorra levemente e misture tudo novamente.
- Sirva com torrada.
Dica: Pode ser feito no dia anterior.
Pingback: Receita de tzatziki - um patê refrescante | Portal Blog do Lago