Todos os dias a mesma pergunta, repetida feito mantra de mãe cansada: o que colocar de lanche na lancheira das crianças? Passei anos nessa missão diária. Hoje, com os filhos crescidos, confesso: nem sei mais direito o que eles comem… e talvez seja melhor assim.

Lembro bem que, quando o desespero batia e o tempo apertava, a solução era clássica: bolachinha recheada com suco de caixinha, mesmo. Na época, a gente fazia o que dava. Não se falava tanto em rótulos, ingredientes estranhos ou nos perigos escondidos dos ultraprocessados. Era sobreviver à rotina — e pronto.
Mas, curiosamente, o que mais ficou guardado na memória da minha filha não foram as bolachas. Foram os sanduíches enfeitados. Eu caprichava: corações, carinhas felizes, palavrinhas de carinho, tudo desenhado com ketchup. Aquilo virava atração no recreio. Os amiguinhos faziam fila para ver “qual era a arte do dia”.
Resultado? Comecei a mandar sanduíches extras para os amigos também. Tudo embrulhado com cuidado e a regra clara: só abrir na hora do lanche. Porque, no fim das contas, lancheira nunca foi só sobre comida — era sobre cuidado, surpresa e um tantinho de diversão no meio do dia.
Agora, senta que lá vem historinha! 🚌
Quando eu era criança, morava bem em frente à escola. Coisa de cidade pequena mesmo. A diretora, muito prática, autorizava: “vai em casa fazer o lanche”. Um privilégio? Talvez. Mas eu odiava. O que eu queria mesmo era levar lancheira, igual a todas as outras crianças da escola.
Minha mãe fazia pão caseiro. Mais barato, mais saudável, mais amor impossível. Só que eu queria modernidade, minha gente. Eu queria pão de padaria com leite condensado, igual ao da minha coleguinha — a mais rica da cidade, claro. Para nós, pobres mortais, sobrava o pão caseiro… que hoje é item de luxo.
Mas nada, nada me marcou mais do que a lancheira do Jacson, meu amiguinho do prézinho. Uma lancheira de lata, em formato de vagão, com personagens da Disney nas janelas. Eu lembro dela como se fosse hoje. A lancheira, não o lanche — prioridades infantis.
Nós dois saímos cedo da nossa Urussanga querida e perdemos totalmente o contato. A vida foi seguindo. E eis que, anos depois — pasmem — reencontro o Jacson na faculdade. Sim, ele também cursou Direito. E mais: construiu uma carreira linda no Ministério Público. Hoje é Procurador de Justiça aposentado. Tenho um orgulho danado desse conterrâneo… e inveja da lancheira, claro.
Atualmente, mantemos um grupo com alguns amigos da Universidade, os mais chegados, batizado carinhosamente de “DIREiTORIA”. Nos encontramos sempre que dá. Todos de cabelos brancos, aposentados, mas com abraço gostoso, sorriso fácil e muitas histórias para contar. Porque no fim das contas, a vida passa, o lanche muda… mas a memória boa fica.


SUGESTÕES DE LANCHES
🥪 Sanduíche no pão integral ou caseiro
Use pão integral ou pão caseiro e recheie com queijo, peito de peru ou frango desfiado. Acrescente uma folha de alface e fatias de tomate. Para finalizar, vale brincar: use canetas alimentícias para decorar o pão, escrever uma frase carinhosa ou simplesmente desenhar um coração (veja as sugestões abaixo). Pequenos detalhes fazem toda a diferença na lancheira.
🍎 Frutas picadas ou inteiras
Maçã, banana, uva sem sementes, melão, melancia ou manga vão muito bem em potinhos. Para deixar tudo mais convidativo, vale usar garfinhos infantis — pequenos detalhes que transformam a fruta em atração na lancheira.


🧁 Bolos caseiros
Bolinhos assados em forminhas de silicone são práticos e funcionam muito bem na lancheira. Podem ser simples, amanteigados ou de banana, cenoura, laranja — e até integrais (a receita está logo abaixo). Muffins de chocolate as crianças também adoram. Dá para fazer meia receita ou uma inteira, assar tudo de uma vez e congelar. No dia a dia, é só retirar do freezer algumas horas antes de montar a lancheira. Prefira não usar cobertura nem recheio, para evitar sujeira. Se quiser dar um charme a mais, vale adicionar gotas de chocolate: depois de frias, elas endurecem e não fazem bagunça.
INGREDIENTES
- 2 bananas bem maduras
- 1 ovo
- ½ xícara de chá de aveia em flocos finos
- ½ colher de sopa de fermento em pó
MODO DE FAZER
- Pré-aqueça o forno a 180 °C.
- Amasse bem as bananas com um garfo e reserve.
- Em uma tigela, bata levemente o ovo. Acrescente as bananas amassadas e misture bem.
- Junte a aveia e mexa até obter uma massa homogênea.
- Por último, adicione o fermento e misture delicadamente.
- Distribua a massa em forminhas de silicone.
- Coloque uma rodela de banana sobre cada bolinho.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até ficarem douradinhos.
🧀 Pão de queijo caseiro
As crianças são completamente apaixonadas por pão de queijo — e não é difícil entender o motivo. Além de ser muito fácil de preparar, é daquelas receitas práticas, que só pedem ingredientes simples, normalmente já presentes em casa. Quando sai do forno, fica irresistível: douradinho e crocante por fora, macio e bem “chiclete” por dentro, do jeitinho que a gente ama. Uma delícia que perfuma a casa e agrada todo mundo.
🍪 Biscoitos caseiros
Essa receita de biscoito integral costuma agradar muito as crianças — perfeita para ter sempre à mão na hora de montar a lancheira. Depois de frios, os biscoitos caseiros podem ser guardados em potes bem fechados e duram por bastante tempo.
🍔 Mini-hambúrguer
Prepare pequenos hambúrgueres com carne moída (patinho), temperando apenas com sal. Congele em um pote, separando cada unidade com um plástico para não grudarem. No dia de montar a lancheira, retire a quantidade que a criança costuma comer, asse na air fryer ou no forno convencional e monte com minipão de hambúrguer e queijo. Decore para os hamburguês ficarem divertidos. Para não desmontar na lancheira, vale prender com garfinhos infantis.



🫔 Panquequinhas
Use uma massa básica de panqueca e recheie com queijo, frango desfiado (sem molho) ou banana com um toque de canela. Versáteis e fáceis, funcionam tanto em versão salgada quanto doce e fazem bonito na lancheira.
🌰 Mix de sementes e frutas secas
Se a escola permitir, vale enviar um potinho com castanhas, nozes e frutas secas. Prático, nutritivo e fácil de variar ao longo da semana.

🍅 Petiscos
Ovos de codorna ficam ótimos acompanhados de palitinhos de cenoura e tomates-cereja. Tudo pode ser montado em espetinhos, deixando o lanche mais divertido e atrativo para a criança.

🍶 Iogurte natural ou de frutas
O iogurte pode ir puro ou acompanhado de granola e pedacinhos de fruta. Atenção apenas para fechar bem o pote — lancheira feliz é lancheira sem vazamento

🌻 Sugestões de decoração












🖍️ Canetas com tintas comestíveis
Comprar

🍡 Palitinhos ou garfinhos decorativos
Comprar















