O molho vinagrete é um acompanhamento clássico e quase indispensável no churrasco por uma série de razões, que vão desde o sabor até a funcionalidade. Ele não está ali apenas para ser mais um molho, mas para complementar toda a experiência de comer carne grelhada.
O churrasco é, geralmente, uma refeição pesada, com carnes gordurosas e defumadas. O vinagrete, feito com tomate, cebola, vinagre e azeite, oferece um contraste de sabores e texturas que quebra a monotonia da carne. A acidez do vinagre e, em algumas receitas, o limão, trazem uma acidez que “limpa o paladar”, ou seja, corta a gordura da carne e prepara a boca para a próxima mordida. O frescor dos vegetais crus, como tomate e cebola, proporcionam uma sensação de frescor e leveza. Isso é especialmente bem-vindo em dias quentes, quando o churrasco é mais comum.
INGREDIENTES
- 4 tomates maduros
- 1 cebola-roxa grande
- ½ de xícara de chá de azeite
- 3 colheres de sopa de vinagre de maçã ou vinagre de vinho, ou 1/2 limão
- ½ xícara de tempero verde fresco
- ½ xícara de azeitonas verdes opcional
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
MODO DE FAZER
- Lave e seque os tomates. Corte cada um ao meio, descarte as sementes e corte em cubos bem pequenos, de cerca de 0,5 cm.
- Descasque e pique bem fino a cebola roxa.
- Lave, seque os temperinhos verdes e pique em pedaços bem pequenos.
- Escorra as azeitonas, descarte os caroços e pique bem.
- Numa tigela misture todos os ingredientes e tempere com sal e a pimenta.
- Deixe em um pote bem fechado e mantenha na geladeira até a hora de servir.
- Pode ser feito no dia anterior. Dura até 24 horas na geladeira.
- Antes de servir escorra os líquidos em uma peneira (opcional).

Versatilidade do vinagrete
- Acompanhamento: A forma mais tradicional é servir o vinagrete em uma tigela para que cada pessoa se sirva e adicione-o sobre a carne.
- Recheio: Ele é perfeito para rechear pães de alho ou para ser usado como molho em sanduíches de carne.
- Ingrediente: O vinagrete também pode ser adaptado para se tornar um ingrediente de outros pratos, como uma farofa, por exemplo.
- Personalização: Você pode personalizar o seu vinagrete adicionando outros ingredientes, como pimentão picado, um toque de açúcar para suavizar a acidez ou até mesmo uma pimenta para quem gosta de um toque picante.
Em qual região do Brasil é mais usado o molho vinagrete no churrasco?
Embora não existam dados estatísticos precisos que indiquem qual estado consome mais vinagrete, o molho é considerado um dos acompanhamentos indispensáveis em diversas regiões, especialmente em São Paulo, onde é popularmente conhecido como vinagrete. No Rio de Janeiro, por exemplo, o molho é chamado de “molho à campanha“, e a receita pode incluir pimentão para um sabor e textura diferentes. No geral, o vinagrete é um item tão onipresente nos churrascos brasileiros que é difícil apontar uma única região onde ele se destaque, já que sua presença é garantida em praticamente todos os cantos do país.
