Mãe como se faz?

mae-como-se-faz

Assim que começávamos a entrar na puberdade, nossas mães nos  ensinavam coisas simples para manter a  casa em ordem, como  lavar louça, lavar roupa, limpar a casa e fazer comida. Isso era normal na minha época. Mas o que tenho visto hoje em dia é bem diferente. Os pais se preocupam tanto com a educação escolar dos filhos que se  esquecem de ensinar coisas básicas para eles sobreviverem sozinhos em uma casa. Eu também confesso que fiz isso.

Meu filho ficou um ano nos Estados Unidos e, no último dia lá, me perguntou: mãe como se varre um quarto? Catapum!!! Caiu a ficha. Eu ensinei muitos valores a ele: como ser honesto, justo, estudioso, etc. Mas nunca  ensinei o básico para sua sobrevivência, como o simples ato de varrer um  quarto. Agora imagine a pessoa  ficar um ano em um quarto e nunca o varrer? Logo eu, que sou tão limpinha, ter um filho que não sabe nem varrer um quarto! Era demais para mim.

O mesmo aconteceu com a minha filha que mora sozinha. Ela sabe limpar muito bem uma casa, até melhor do que eu, mas, quando é para fazer uma comidinha básica, ela se perde. Prefere sair e comer em um restaurante ou, então, seu pai, que tem uma paciência de Jó, leva o almoço pronto para ela.

No entanto, fui percebendo que não era só com os meus filhos, meus amigos também relataram casos parecidos que aconteceram com os filhos deles. Ontem mesmo, vi uma matéria - “Sozinhos e mal alimentados” – que falava sobre  isto: jovens que foram morar sozinhos e que estão tendo problemas de saúde por causa da má alimentação.

Foi então que eu resolvi fazer um projeto bem simples que vai se chamar “Mãe como se faz“. São posts com conteúdos simples, como varrer uma casa, fritar um ovo, limpar banheiro, fazer arroz e outras coisas que, para nós, donas de casa, é um absurdo alguém  não saber, mas  eles realmente não sabem.

Quem tiver sugestão de comidinha fácil e saudável, por favor, me envie. Mas tem que ser bem fácil, senão  eles acabam na lasanha  congelada comprada em supermercados.

Este post tem 3 comentários

  1. Fran

    Hihihi… Muito bom! Ainda bem que eu Tô começando ainda, Léia! Dá tempo de tentar fazer direitinho! Rsss
    Beijão!

  2. Nadja

    Léia, ótima ideia! Aguardo para ensinar meu filho de 11 ! Está na hora! Envie aos kids dicas de como arrumar bem sua cama e seu quarto, guardar e dobrar suas roupas e manter organização de seus pertences!

    Comidinha fácil: Ovos mexidos! Bater 2 ovos numa tigelinha, com pitada de sal, pimenta, salsinha picada etc…Numa frigideira, derreter pedacinho de manteiga e adicionar os ovos. Mexer devagar com espátula em fogo baixo e PRONTO! Servir!

    1. hummmm…deu água na boca esses ovos mexidos…tb achei ótima a tua ideia de arrumar a cama! obrigada…bjsss

Deixe um comentário