Menu

Como fazer aromatizador de ambiente caseiro

aromatizador de ambiente caseiro

Sempre gostei de aromatizadores de ambientes, deixa um cheirinho gostoso e um frescor na minha casa. O que eu mais gosto é o de lavanda, mas de uma determinada marca que não produzem mais. Então, resolvi eu mesma fazer meu aromatizador. Fui atrás dos ingredientes, que, infelizmente, aqui em Florianópolis, não foi nada fácil de encontrar, mas acabei achando na Mercadolândia, lá no centro, na Galeria Jaqueline. Quem não é daqui poderá encontrar em farmácias de manipulação ou lojas de essências e materiais para velas e perfumes.

aromatizador de ambiente caseiro

Ingredientes para 1 vidro:

  • 250 ml de álcool de cereais
  • 25 ml da essência de sua preferência (usei de lavanda da WNF)
  • 25 ml de fixador de perfume (propilenoglicol)
  • Frasco para difusor de ambiente
  • 5 palitinhos de churrasco
  • Corante alimentício (usei o lilás que é a cor da lavanda)
  • Dosador (opcional)

Modo de fazer:

O ideal é você ter um dosador, mas, como eu esqueci de comprar, fui no “olhômetro” mesmo.

Em um recipiente de plástico ou vidro, coloque o álcool e pingue algumas gotas do corante até atingir a cor desejada. Não exagere, deixe o tom bem suave. Depois, misture os outros ingredientes e, com a ajuda de um funil, derrame no frasco para difusor de ambiente.

Feche bem o frasco e deixe em um lugar escuro. Pode ser em um armário. É necessário no mínimo 24 horas para o fixador agir melhor. Depois desse tempo, retire a proteção da tampa e molhe os palitos. Aguarde uns minutos e vire-os para que o cheiro possa se difundir. Faça essa manobra uma vez por dia.

Se você quiser usar a mesma etiqueta que eu colei no meu frasco, faça o download aqui. Nesse arquivo, algumas etiquetas estão sem o nome da essência, caso você queira escrever outra.

aromatizador de ambiente caseiro

 

12 comentários
  1. Priscila Heyse
  2. Graziela
  3. Fran
  4. Liliane
  5. Silvana B
  6. Elenir Joaquim

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *