Neste primeiro post do projeto do Mãe como se faz?, vou ensinar como fazer peixe frito. Essa receita é para duas pessoas. Qualquer dúvida, por favor, contate-me.
Ingredientes:
- 10 postas do peixe fresco de sua preferência (pode ser feito com o peixe que foi congelado, mas o sabor é bem inferior)
- Sal fino a gosto
- 2 xícaras de óleo
- 1 xícara de farinha de mandioca fina
- 1 limão (opcional)
Modo de fazer:
Na peixaria que você for comprar os peixes, peça para cortarem as postas para você. De preferência bem finas, ficam mais crocantes. Tempere as postas de peixe com o sal e o limão. Depois, passe-as na farinha de mandioca e aperte levemente com a mão para a farinha se firmar nas postas do peixe. Não faça isso em todas tudo de uma só vez – vá passando na farinha e vá fritando.
Coloque o óleo para esquentar. Coloque dentro dele um palito de fósforo e, assim que ele acender, o óleo estará na temperatura exata. Com cuidado, coloque as postas no óleo – com a ajuda de uma escumadeira fica mais fácil. Coloque poucas postas de cada vez. Deixe fritar bem de um lado para, só depois, virar para o outro. Retire as postas já fritas. Use como referência a cor do peixe da foto. Coloque-as sobre um papel toalha para escorrer bem o óleo. Sirva logo em seguida com fatias de limão.
Hummm, fiquei com água na boca, tô até sentindo o gostinho… rsrs
Será que dá pra empanar com a farinha de mandioca pra assar no forno ao invés de fritar no óleo, Léia? Eu sei que com a farinha de rosca dá, já fiz em casa, ele só não fica assim tão douradinho, mas fica crocante também.
Manuela, se for no forno use a farinha de mandioca flocada. bjsss
Eu gostei muito
Suas dicas como sempre maravilhosas!!!
Obrigada.
Bjossss
Olá,
Eu faço com farinha de trigo e fubá misturados. Não sabia da farinha de mandioca. Não fica muito dura a casca?
Bem, tenho que experimentar. rsrsrs
Obrigada
Nada, na hora da fritura fica crocante…bjsss
Minha tia também usa meio a meio, fub´a e farinha de trigo.
Fica bom também com farinha de pão mas não sei a proporção.
Acho que poderia orientar quanto ao tempero o tempo para ele penetrar. Não pode ser muti porque a acidez do limão altera.
Humm foi testar assim, deve ficar bom mesmo…bjsss e boa semana
* não pode ser muito tempo, mas acho que uns dez a vinte minutos o tempero penetra melhor.
Pingback: Comida afetiva: resgate de boas sensações - Coisas da Léia