Mãe como se faz? Peixe frito

peixe-frito

Neste primeiro post do projeto do Mãe como se faz?, vou ensinar como fazer peixe frito. Essa receita é para duas pessoas. Qualquer dúvida, por favor, contate-me.

Ingredientes:

  • 10 postas do peixe fresco de sua preferência (pode ser feito com o peixe que foi congelado, mas o sabor é bem inferior)
  • Sal fino a gosto
  • 2 xícaras de óleo
  • 1 xícara de farinha de mandioca fina
  • 1 limão (opcional)

Modo de fazer:

Na peixaria que você for comprar os peixes, peça para cortarem as postas para você. De preferência bem finas, ficam mais crocantes. Tempere as postas de peixe com o sal e o limão. Depois, passe-as na farinha de mandioca e aperte levemente com a mão para a farinha se firmar nas postas do peixe. Não faça isso em todas tudo de uma só vez – vá passando na farinha e vá fritando.

Coloque o óleo para esquentar. Coloque dentro dele um palito de fósforo e, assim que ele acender, o óleo estará na temperatura exata. Com cuidado, coloque as postas no óleo – com a ajuda de uma escumadeira fica mais fácil.  Coloque poucas postas de cada vez. Deixe fritar bem de um lado para, só depois, virar para o outro. Retire as postas já fritas. Use como referência a cor do peixe da foto. Coloque-as sobre um papel toalha para escorrer bem o óleo. Sirva logo em seguida com fatias de limão.

Este post tem 10 comentários

  1. Manuela Lopes

    Hummm, fiquei com água na boca, tô até sentindo o gostinho… rsrs
    Será que dá pra empanar com a farinha de mandioca pra assar no forno ao invés de fritar no óleo, Léia? Eu sei que com a farinha de rosca dá, já fiz em casa, ele só não fica assim tão douradinho, mas fica crocante também.

  2. Terezinha Araújo Ramos

    Eu gostei muito

  3. Luciane

    Suas dicas como sempre maravilhosas!!!
    Obrigada.
    Bjossss

  4. Malvina

    Olá,

    Eu faço com farinha de trigo e fubá misturados. Não sabia da farinha de mandioca. Não fica muito dura a casca?
    Bem, tenho que experimentar. rsrsrs

    Obrigada

  5. Silvia

    Minha tia também usa meio a meio, fub´a e farinha de trigo.
    Fica bom também com farinha de pão mas não sei a proporção.

    Acho que poderia orientar quanto ao tempero o tempo para ele penetrar. Não pode ser muti porque a acidez do limão altera.

  6. Silvia

    * não pode ser muito tempo, mas acho que uns dez a vinte minutos o tempero penetra melhor.

Deixe um comentário