Dicas culinárias e úteis para o dia a dia

Dicas culinárias e úteis para o dia a dia

Cozinhar em casa pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro, comer alimentos mais saudáveis e reduzir o desperdício de alimentos. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a preparar as suas refeições caseiras.

Quero salientar que cada um e cada região tem seu jeitinho de temperar e de preparar o alimento. Essas são apenas dicas culinárias, não são regras a serem cumpridas, são apenas sugestões. Se você tiver alguma dica legal, deixe seu comentário ali embaixo que eu vou adorar saber.

Por que usar vinagre na massa frita?

Por que usar vinagre na massa frita?

O vinagre ajuda a quebrar as moléculas de amido na farinha, o que faz com que a massa se expanda e se torne mais crocante quando frita. Ele faz com que a massa não absorva muito o óleo. O gosto do vinagre desaparece na fritura. Uma colher de sopa para cada duas xícaras de farinha de trigo é o suficiente. Cachaça também substitui o vinagre. Você pode usar na massa do pastel, do cavaquinho ou orelha de gato, do bolinho de chuva, bolinho de banana ou em qualquer outra fritura.

Devo misturar bastante a massa do bolo?

Devo bater bastante a massa do bolo? dicas culinárias

Depende. Antes de adicionar a farinha de trigo você pode misturar ou bater bem os ingredientes. Porém, quando a farinha de trigo é adicionada, deve misturar apenas o suficiente para massa fiquei homogênea. Se ela for muito batida, irá desenvolver filamentos elásticos de glúten, resultando em uma textura densa e em um bolo pesado quando assado. Para o bolo ficar macio e fofinho, é importante misturar apenas o suficiente para a massa ficar lisinha. Já, para os pães, a ativação do glúten é um benefício.

Devo lavar os cogumelos quando for usá-los?

Devo lavar os cogumelos quando for usá-los? dicas culinárias

Não, cogumelos são esponjosos e absorvem a água facilmente. Se você os lavar, eles irão absorver a água e ficarão molengas e sem sabor. Em vez disso, limpe os cogumelos com uma toalha de papel úmida para remover qualquer sujeira ou detrito.

Por que colocar sal na cebola enquanto ela for refogada?

Por que colocar sal na cebola enquanto ela for refogada?

O sal ajuda a quebrar as células da cebola, liberando seus sucos. Isso faz com que a cebola desidrate e cozinhe mais rápida e uniformemente.

Devo descartar a parte branca do talo da cebolinha verde?

Devo descartar a parte branca do talo da cebolinha verde?

Não, você não deve descartar a parte branca do talo da cebolinha verde. A parte branca é tão saborosa quanto a verde e pode ser usada em uma variedade de pratos. Este é um erro que muitas pessoas cometem: descartar a parte mais tenra e deliciosa da cebolinha. Você deve lavar bem, tirar alguma pele mais amarelada que estiver em volta do talo, cortar, descartar a raiz e aproveitar toda a cebolinha verde.

Por que as gemas coagulam no leite quente?

temperagem - Por que as gemas coagulam no leite quente?

Quando as proteínas das gemas são expostas ao leite quente, elas se desnaturam (Desnaturar é um processo químico que ocorre quando as proteínas são expostas a altas temperaturas, ácidos ou álcalis) e formam uma rede que prende as gotas de gordura. Isso faz com que as gemas coagulem e se tornem sólidas, o que acontece na Ambrosia. A proteína do ovo coagula a mais ou menos 70º C. Para que isso não aconteça, é necessário fazer a temperagem. Veja abaixo.

Como fazer a temperagem?

temperagem

A temperagem nada não tem nada a ver com tempero, mas, sim, com temperatura. Em uma tigela, misture as gemas e reserve. Coloque o leite numa panela e leve ao fogo para esquentar. Assim que surgirem as primeiras bolhinhas, retire do fogo – não deixe ferver! Aos poucos, de concha em concha, acrescente o leite quente às gemas, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição, até sentir que a mistura está quente. Não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem. Quando sentir que as gemas estão levemente quentes, despeje na panela onde está o restante do leite e cozinhe até engrossar um pouco.

Por que colocar os temperinhos verdes somente no final do cozimento?

Por que colocar os temperinhos verdes somente no final do cozimento?

Temperos verdes ou cheiro verde, como cebolinha, salsinha e coentro, devem ser colocados no final do cozimento, pois eles são sensíveis ao calor e podem perder seu sabor e textura se forem cozidos por muito tempo. Você também poderá salpicar os temperinhos verdes em cima do prato quando for servir. Já outros como o alecrim, o tomilho e o louro podem ser adicionados no início do cozimento. Uma dica: se a erva tiver as folhas macias, devem ser adicionadas ao final do cozimento, mas, se as folhas forem um pouco mais resistentes, como, por exemplo, o tomilho, podem ser colocadas logo no início.

É necessário deixar o feijão de molho antes de cozinhar?

É necessário deixar o feijão de molho antes de cozinhar?

Sim, o feijão precisa ficar entre 6 e 12 horas de molho, e existem algumas razões pelas quais é importante deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo. O feijão contém oligossacarídeos, que são carboidratos complexos que não são digeridos pelo corpo humano. Esses oligossacarídeos são responsáveis pelo gás e inchaço que muitas pessoas experimentam após comer feijão. Deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo ajuda a remover esses oligossacarídeos. Facilita a remoção dos contaminantes como pesticidas e bactérias, tornando o feijão mais seguro para comer. Ajuda a amolecer os feijões, o que pode reduzir o tempo de cozimento.

Coloque, também duas rodelas de limão no feijão. O limão, absorve um pouco dos gases do feijão, deixando-o menos gaseificado.

Quando o feijão levantar a fervura, com a ajuda de uma escumadeira ou colher, retire a espuma que fica em cima. É onde estão os fitatos, que são considerados antinutrientes, e estão presentes no feijão. Eles irritam o nosso sistema digestivo, causando sintomas gastrointestinais ou dificultando a absorção do alimento.

Quais os temperos que não podem faltar no feijão?

Quais os temperos que não podem faltar no feijão?

Existem muitos temperos diferentes que podem ser usados para dar sabor ao feijão. Dependendo da região do país, cada local tem seu modo de temperar o feijão. No entanto, quatro ingredientes não podem faltar no tempero do feijão: alho, cebola, sal e louro. Eu ainda acrescento pimenta e cominho.

Uma dica que vai realçar o sabor do feijão: quando ele estiver cozido, pique bastante cebolinha verde, refogue em um pouco de azeite com uma pitada de cominho. Assim que a cebolinha ficar levemente murcha, despeje uma colher de sopa de vinagre e deixe evaporar. Em seguida, coloque por cima uma concha dos grãos do feijão cozidos e amasse com um garfo. Despeje tudo na panela de feijão e deixe cozinhar por um minuto e sirva o feijão. Depois você me conta se isso não faz a diferença.

Quando devo colocar o fermento químico no bolo?

Quando devo colocar o fermento químico no bolo?

O fermento químico começa a ser ativado assim que entra em contato com os líquidos. Isso ocorre porque o fermento químico é um agente de fermentação que reage com o líquido e o calor, para produzir gás carbônico. O gás carbônico é o que faz o bolo crescer e ficar fofinho. Então, deixe para colocar o fermento quando a massa estiver pronta e um pouco antes de colocar no forno.

Toda comida enlatada é prejudicial à saúde?

Toda comida enlatada é prejudicial à saúde?

Depende, nem toda comida enlatada é prejudicial à saúde. No entanto, é importante escolher alimentos enlatados com atenção, pois alguns podem conter altos níveis de conservantes e sal. Leia os rótulos com atenção antes de comprar. Veja alguns exemplos de alimentos enlatados que podem ser saudáveis:

  • Grão-de-bico enlatado (água e sal)
  • tomate pelado (água e sal – alguns possuem ácido cítrico)
  • extrato de tomate (tomate, açúcar e sal)
  • polenta pré-pronta (milho seco e moído – algumas possuem muito sal)

Posso mexer o café?

Posso mexer o café?

Não. Existem algumas razões pelas quais você não deve mexer o café – poderá ser liberado o óleo e o sedimento do café, o que dará um sabor amargo à sua bebida. Também pode fazer com que ele esfrie mais rápido, o que pode afetar seu sabor. Finalmente, mexer o café simplesmente não é necessário. O café é uma bebida por infusão, o que significa que os sabores do café são extraídos da água à medida que ela passa pelo pó de café. Mexer o café não acelera esse processo, e, na verdade, pode até atrasá-lo. Mas o café é seu, então faça como você gosta.

Deixar os vegetais de molho em água com vinagre é mais eficiente?

Deixar os vegetais de molho em água com vinagre é mais eficiente? Dicas culinárias e úteis

Não. De acordo com especialistas, vinagre com água é incapaz de exterminar adequadamente pesticidas, fungicidas, fungos, bactérias e vírus. No máximo, vai conseguir eliminar alguns insetos. O vinagre possui um grau de acidez considerado fraco, tanto que é comestível. Deixar alimentos de molho no condimento pode até eliminar alguns micro-organismos, mas não tem efeito sobre as bactérias que realmente podem prejudicar a saúde e não são resistentes a essa pequena acidez. É o caso da H.pylori, que pode causar graves infecções estomacais.

Para higienizar os vegetais você deve usar água sanitária. Em uma bacia despeje 5 ml (uma colher de sopa cheia) para cada litro de água. Coloque os vegetais nessa solução por cerca de 15 minutos. Depois desse tempo, lave em bastante água corrente.

Por que colocar a massa de quiche e do empadão na geladeira?

Por que colocar a massa de quiche e do empadão na geladeira? Dicas culinárias e úteis

Existem algumas razões pelas quais você pode querer colocar a massa da quiche e do empadão na geladeira antes de assar. Quando a massa é resfriada, as moléculas de glúten têm tempo de se relaxarem e a manteiga usada se solidifica, deixando a massa mais firme. Também, ajuda a garantir que ela não encolha durante o cozimento e fique mais macia e crocante. Quando a massa é resfriada, se torna mais resistente e menos propensa a grudar na forma e os sabores dos ingredientes têm tempo de se misturarem e dando à massa um sabor mais rico. Leve a massa à geladeira por pelo menos 30 minutos, ou até que esteja firme.

Como tirar o ardor da pimenta nas mãos?

Como tirar o ardor da pimenta nas mãos? Dicas culinárias e úteis

Lave bem as mãos com água e sabão e, em seguida, passe óleo de cozinha. O óleo neutraliza a capsaicina, um composto químico que dá à pimenta seu calor. Quando a capsaicina entra em contato com a pele, ela se liga aos receptores de dor e calor. Isso envia sinais ao cérebro de que a pele está sendo queimada. O óleo ajuda a neutralizar a capsaicina, pois é um solvente. Isso significa que pode dissolver a capsaicina e removê-la da pele.

Como tirar o gosto amargo da cebola?

Como tirar o gosto amargo da cebola? Dicas culinárias e úteis

O que causa o amargo na cebola é o cianeto de hidrogênio. Após cortar a cebola, coloque em uma tigela com água e gelo e deixe por cinco minutos. O gosto forte e amargo da cebola desaparece, e ela continua crocante. Use esse processo somente se for consumir a cebola crua. Em contato com altas temperaturas o amargo da cebola desaparece e seus açúcares são salientados, porem a cebola fica murcha.

Por que alguns tipos de alhos amargam?

Por que alguns tipos de alhos amargam?

O que causa o amargo do alho não é a qualidade, mas, sim, uma linguinha verde que está dentro de alguns dentes alhos mais velhos. Retire essa brotinho quando for usá-lo, principalmente crus.

Este post tem 5 comentários

  1. Carol

    Amei as dicas. Sempre limpo salada com água sanitária. Melhor forma e a mais segura. E frutas, legumes e ovos, devemos lavar apenas no momento que for consumir, não lavar antes e deixar na fruteira ou geladeira. Feijão também faço assim. Na verdade, todos os tipos de grãos devem ficar de molho. E feijão sem louro é quase que feijão sem sal 😂. A do bolo fofinho é a melhor, deve ser por isso que quando bato na mão fica fofinho.

    1. Não sabia essa de só lavar as frutas e legumes quando for consumir…faço instintivamente isso de preguiça de lavar quando chego da verdureira kkkk…bjss querida e obrigada pelas dicas.

  2. Lorena Lira

    Amei as dicas! Obrigada…

  3. Lorena Lira

    Amei as dicas! Principalmente o da massa de bolo. Eu fazia errado, misturava por muito tempo a farinha de trigo! obrigada….

    1. Eu tb Lorena, achava que quanto mais eu batia mais macio iria ficar..bjss querida e boa semana

Deixe um comentário